Miguel Ângelo – Juízo Universal | Capela Sistina (Museus do Vaticano)

Solenidade de Todos os Santos

1 de novembro de 2024

“Os Santos, tendo atingido, pela multiforme graça de Deus, a perfeição e alcançado a salvação eterna, cantam hoje a Deus no Céu o louvor perfeito e intercedem por nós. A Igreja proclama o mistério pascal, realizado na paixão e glorificação deles com Cristo, propõe aos fiéis os seus exemplos, que conduzem os homens ao Pai por Cristo; e imploram pelos seus méritos as bênçãos de Deus. Segundo a sua tradição, a Igreja venera os Santos e as suas relíquias autênticas, bem como as suas imagens. É que as festas dos Santos proclamam as grandes obras de Cristo nos seus servos e oferecem aos fiéis os bons exemplos a imitar”. (Constituição sobre a Sagrada Liturgia).

A lª leitura é do Apocalipse de São João. É uma visão do Céu, onde aparecem os Santos da antiga Aliança em número simbólico de cento e quarenta e quatro mil e depois uma multidão imensa que ninguém podia contar, vindos de todas as nações, todos eles remidos pelo sangue do Cordeiro de Deus, Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador.

A 2ª leitura é da Primeira Epístola de São João. 0 cristão, na sua realidade concreta de indivíduo, já está em comunhão com o Pai e o Filho, pelo facto de ser já agora filho de Deus. Essa nossa esperança abre para a revelação total daquilo que já somos quando pudermos ver a Deus face a face na glória celeste.

O Evangelho é segundo São Mateus. São as Bem-Aventuranças. São santos os que percorrem o itinerário de santidade assinalado nas Bem-Aventuranças. Os Santos realizaram na sua vida o programa do reino de Deus ali assinalado para todos. Eles foram como Jesus pobres em espírito. Esta é a primeira bem-aventurança que possibilita a prática das outras. Completamente esvaziados do seu próprio eu, estiveram totalmente disponíveis diante de Deus, para fazer frutificar os seus dons e talentos. Eles foram cristãos verdadeiros num caminhar contínuo, sem parar nem se desviar, como homens e mulheres conduzidos pelo Espírito, que nos transforma em imagem de Cristo, se nós colaborarmos.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do siteutilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Cartageno

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano A – 311-315 | LIVRO DO SALMISTA Ano C – 317 a 320

Comunhão

A. Oliveira

Pós-comunhão

C. Silva

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019), e os Cânticos do Ordinário da Missa (SNL):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

COM 177
(nº 20/21)
 

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
Salmo Responsorial
Comunhão
Pós-Comunhão
Exultemos, exultemos
Os Santos cantavam
Esta é a geração
Bem-aventurados sois vós
Lembrai-Vos de nós, Senhor
Jerusalém, cidade de Deus
474
784.5
423.4
239
572
459

Como  curiosidade, mas também para apreciação e aprofundamento, eis as páginas do Missal Quotidiano e Vesperal publicado em Bruges (Bélgica, em 1936), referentes a este dia e toda a abrangente apresentação (resumo) do tempo depois de Pentecostes (exposição dogmática) – páginas 803-825 desse precioso Missal.

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site