IV Domingo da Quaresma

10 de março de 2024

Deus está sempre à procura do homem. É como se Deus não quisesse permanecer sozinho e houvesse escolhido o homem para ajudá-1’O. Deus permanece fiel ao homem, busca-o em todas as suas fugas, porque o ama como só Deus pode amar, com a força e a ternura de um Pai, que é movido por um amor infinito. Hoje, como ontem, o problema do homem consiste em fugir desse Deus que o busca. É o homem que se esconde e Deus que não Se cansa de segui-lo.

A 1.ª leitura é do Segundo Livro das Crónicas. A infidelidade à aliança com Deus leva o povo de Israel à infelicidade: Jerusalém e o Templo são arrasados e o povo levado para o cativeiro de Babilónia. Tudo fruto de não seguir o caminho de Deus. Mas é ainda Deus que o liberta do cativeiro. Nunca será o mal a ter a última palavra, mas o amor de Deus.

A 2ª leitura é de S. Paulo aos Efésios. 0 homem não é capaz de sair da situação de pecado, de se salvar por si. Mas Deus, rico de amor e de misericórdia, intervém para o libertar. Fá-lo ressuscitar com Cristo para uma vida nova. Esta salvação não é concedida ao homem pelos seus méritos, é totalmente gratuita. Mas não se excluem as boas obras, pois, ainda que não salvem por si sós, são o fruto necessário e o sinal fidedigno dessa salvação de Deus. Não nos basta uma fé teórica e inativa, tão ineficaz como um vago sentimento religioso. As boas obras são a nossa resposta ao carinho de Deus e a nossa opção pela luz e verdade que é Cristo.

A partir deste IV Domingo, as leituras do Evangelho são tiradas de S. João.

O trecho de hoje segue o colóquio de Jesus com Nicodemos e apresenta-nos o objeto da fé cristã que dá a vida: a paixão de Cristo simbolizada aqui pela serpente de bronze e o amor de Deus que, em seu Filho, quer a nossa salvação. Diante da revelação do amor de Deus os homens têm de fazer uma opção: ou aproximarem-se da luz que é Cristo ou seguirem as trevas do pecado, que leva à condenação.

Os comentários aqui publicados foram solicitados para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu a esse pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

J. P. Martins

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – pág. 77-80

Comunhão

A. Oliveira

Pós-comunhão

Az. Oliveira

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL], publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

Acto penitencial – 11 a 26
Aclamação do Evangelho (Quaresma) – 58 a 65
Santo – 89 a 97
Cordeiro de deus – 114 a 123

Oração Universal

Renovai-nos, Senhor, no vosso Espírito
Ouvi-nos, Senhor
Iluminai, Senhor, o nosso coração
 
COM 179
 

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
 
Salmo Responsorial
 
Comunhão
  
Pós-Comunhão
 

Alegra-te, Jerusalém
Abri as portas
Se eu me não lembrar de ti, Jerusalém
Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B
Deus amou de tal modo o mundo
Acreditamos em Vós, ó Cristo
Senhor, tu és a luz
Em Vós está a fonte da vida
193
169
712
77-80
351
179
917
401

Como  curiosidade, mas também para conhecimento e apreciação, reproduzimos aqui algumas páginas do Missal Quotidiano e Vesperal, publicado em Bruges, na Bélgica, em 1936, referentes a esta e a anteriores quadras do Ano Eclesiástico.

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticos no site

OOOOOO