V Domingo da Quaresma

17 de março de 2024

Só faltam sete dias para a Semana Santa. Neste domingo de Quaresma temos de perguntar, com lealdade, como é a nossa aliança com Deus, ou seja, a atitude religiosa e o consequente comportamento moral de cada um de nós. São autênticos porque se baseiam no amor, são libertadores e gratificantes porque geram alegria e abertura aos outros? Ou vivemos uma religião triste e egoísta, uma moral externa e baseada no temor, em contradição com a lei do Espírito que dá a vida em Jesus Cristo. Se tivermos esta segunda alternativa, precisamos urgentemente de um transplante de coração, um coração novo para uma aliança nova selada com o dom do Espírito.

A lª leitura é do profeta Jeremias. Diante das infidelidades do povo de Israel a aliança contraída com Deus, o Profeta anuncia uma nova aliança que Jesus Cristo haveria de estabelecer, na qual vivemos hoje. Não se pode seguir o caminho do sacrifício da vida, como Cristo fez, se não se tem a sua força. Nós recebemos essa força no Batismo e continuamos a recebê-la nos sacramentos: é o seu Espírito a lei da nova aliança escrita no coração de cada um de nós.

A 2ª leitura é da Epístola aos Hebreus. É um convite a seguir o mesmo caminho de Cristo. É um caminho cheio de dificuldades. Ele, porém, percorreu-o antes de nós e, por isso, compreende as nossas perplexidades, as nossas incertezas, os nossos medos e as nossas fraquezas.

O Evangelho é de São João. Qual o sentido da Páscoa; paixão, morte e ressurreição de Cristo? O texto de hoje diz-nos que tudo isto foi uma manifestação do seu amor. Para Ele, o homem cresce e realiza-se só quando ama, ou seja, quando entrega a própria vida pelos irmãos, como Ele fez. O que para o mundo é uma derrota e uma vergonha, para Jesus Cristo é uma vitória e uma glória.

Os comentários aqui publicados foram solicitados para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu a esse pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

* Salmo responsorial

A. Oliveira

* Ver também: LIVRO DO SALMISTA Ano B – pág. 81-86

Comunhão

A. Oliveira

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL], publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

Acto penitencial – 11 a 26
Aclamação do Evangelho – 58 a 65
Santo – 89 a 97
Cordeiro de deus – 114 a 123

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
  
Salmo Responsorial
  
Comunhão
 
Pós-Comunhão
Sede a rocha
Deus, vinde em meu auxílio
Dai-me, Senhor, um coração puro
Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B
Se alguém Me servir
Se alguém quiser seguir-Me
Quando Eu for levantado da terra
903
364
337
81-86
896
898
829

Como  curiosidade, mas também para conhecimento e apreciação, reproduzimos aqui algumas páginas do Missal Quotidiano e Vesperal, publicado em Bruges, na Bélgica, em 1936, referentes a esta e a anteriores quadras do Ano Eclesiástico.

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticos no site

OOOOOO