O Bom Pastor | Mausoléu de Galla Placídia – Mosaico

IV Domingo da Páscoa

21 de abril de 2024

O quarto domingo da Páscoa é chamado Domingo do Bom Pastor. Jesus Cristo é o único e verdadeiro Pastor. Conhece intimamente o Pai e transmite esse conhecimento aos seus. Conhece de perto a nossa condição humana e oferece a sua vida pela salvação de todos. E, porque veio para ser o “Bom Pastor” dos homens, de todos os homens, Ele quis que o seu ministério pastoral fosse prolongado no espaço e no tempo. Assim, na pessoa de Pedro e dos outros Apóstolos, Jesus põe à frente da sua Igreja o Papa e os Bispos, a fim de que, estando ao serviço dos irmãos, possam conduzi-los para o redil de Cristo. Com os bispos, e sob a sua autoridade, colaboram os presbíteros e os diáconos.

Quando falamos de pastor, pensamos especialmente na sua função de guia. Por isso, o Quarto Domingo da Páscoa passou a ser também o dia em que rezamos por aqueles que na Igreja são chamados “pastores” e para que eles nunca faltem à sua Igreja: DIA MUNDIAL DE ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES.

 A 1ª leitura é dos Atos dos Apóstolos. Pedro está, sob prisão, diante do Sinédrio, porque, após ter curado em nome de Jesus um paralítico de nascença, anuncia a Jesus como o Messias e Salvador. Pedro aproveita a ocasião para proclamar que aquele Jesus, rejeitado e condenado por eles, é o único Salvador de toda a humanidade.

 A 2ª leitura é da Primeira Epístola de São João. A vida divina trazida por Cristo, fruto do amor de Deus, começa no Batismo. A partir daí, somos filhos de Deus em Cristo, mas ainda se não manifestou totalmente o que havemos de ser. Só se manifestará em todo o seu esplendor no dia em que formos semelhantes a Deus, quando O virmos face a face.

O Evangelho é segundo São João. Jesus define-Se como o Bom Pastor em exclusivo. Ele é o Pastor verdadeiro, autêntico e único. Só Ele dá a vida pelas suas ovelhas no momento de perigo e conhece-as e é conhecido por elas. Este conhecimento cria comunhão de vida, relação pessoal, ativa, amorosa e recíproca. Para Jesus esta comunhão é tão profunda que é comparada ao conhecimento mútuo de Pai e Filho.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Cartageno

Salmo responsorial

M. Luís

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – Pág. 143.145

Comunhão

M. Luís

Pós-comunhão

C. Silva

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57 | Ver também: COM 112 a 128 e 137 a 147
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

COM 177
(18)
(1)

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
 
Salmo Responsorial
   
Comunhão
  
Pós-Comunhão
 
 
A bondade do Senhor
Eu sou a porta
A pedra que os construtores rejeitaram
Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B
Eu sou o Bom Pastor
Ressuscitou o Bom Pastor
A messe é grande
Mandai-nos mensageiros
Eu vos darei pastores
138
443
M. Luís
143.145
449
862.863
145
602
464.465

Como  curiosidade, mas também para conhecimento e apreciação, estas são algumas páginas do Missal Quotidiano e Vesperal, publicado em Bruges, na Bélgica, em 1936, referentes a este e a anteriores dias do Ano Eclesiástico.

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site