Mistérios da Luz | 1.º Mistério | O batismo de Jesus no Rio Jordão (Pedro Calapez, painel na Basílica da SS.ma Trindade, Fátima)

I Domingo da Quaresma

18 de fevereiro de 2024

A proclamação do reino de Deus por Jesus, neste I Domingo da Quaresma, exige-nos uma conversão profunda, que aceite existencialmente o Evangelho, quer dizer, a Boa Nova que nos liberta do materialismo mercantilista, da religião interesseira, da tirania dos ídolos. Transformar-se em cristão é morrer para o homem terreno e seus critérios antiquados e abrir-se ao homem novo em Cristo. Somente progredindo na tarefa diária e sempre inacabada desta conversão, é possível o nascimento do homem novo e, consequentemente, da terra e céus novos, que esperamos, onde habite a justiça.

A 1ª leitura é do Livro do Génesis. Após o dilúvio, que não foi um desastre provocado por Deus, mas é só um símbolo da ruína terrível que o pecado do homem provoca, Deus renova a sua aliança. É que Deus nunca Se resigna perante o mal, mas intervém para o reparar, para reconstruir, para renovar. 0 amor de Deus é completamente gratuito. Deus não espera que o homem seja bom para ser generoso para com ele; Ele sabe que o homem é infalivelmente pecador, mas ama-o e com seu amor transforma-o em nova criatura.

A 2ª leitura é da Primeira Epístola de S. Pedro. Pedro retoma a história do dilúvio para explicar os efeitos do Batismo. Noé salvou-se por meio da arca que Deus lhe tinha mandado construir. A água do Batismo produz os mesmos efeitos que a água do dilúvio: destrói o homem antigo e faz nascer o homem novo, dá origem a uma vida nova segundo o Espírito. É que Cristo morreu por todos. É Ele que comunica a Igreja o Espírito da vida e dá à água do Batismo a força de destruir em nós o pecado e a morte e de nos ressuscitar para uma vida nova.

O Evangelho é segundo São Marcos. O Evangelista apresenta Jesus, tanto na pregação do Baptista, como no batismo com sinais evidentes de que Ele é o Messias: é investido com a força do Espírito para realizar a obra messiânica. O ponto fundamental do Filho de Deus é luta contra Satanás. Jesus, vencendo o Demónio, não só anuncia o Evangelho de Deus, isto é, a salvação, mas a realiza e dá início ao reino de Deus. Diante dessa realidade, exige-se do homem uma mudança de mentalidade que proceda da fé.

Os comentários aqui publicados foram solicitados para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu a esse pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Cartageno

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – Pág. 63-66

Comunhão

M. Simões

Pós-comunhão

C. Silva

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL], publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

Acto penitencial – 11 a 26
Aclamação do Evangelho – 58 a 65
Santo – 89 a 97
Cordeiro de deus – 114 a 123

Oração Universal

Kyrie eleison
Renovai, Senhor, o vosso povo
Senhor, tende piedade de nós
COM 178
COM 177
COM 180

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
Salmo Responsorial *
Comunhão
Pós-Comunhão
Eu sou a salvação do meu povo
Diz o Senhor nosso Deus
Pecámos, Senhor
Nem só de pão vive o homem
No Senhor está a misericórdia
Tudo posso naquele que me conforta
446
372
M. Luís
640
648
977/978

* Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – pág. 63-66

Como  curiosidade, mas também para conhecimento e apreciação, reproduzimos aqui algumas páginas do Missal Quotidiano e Vesperal, publicado em Bruges, na Bélgica, em 1936, referentes a esta e a anteriores quadras do Ano Eclesiástico.

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticos no site

OOOOOO