Nossa Senhora da Assunção - "Assunta" - Tiziano (Veneza, Igreja-musei dei Frari)

Assunção da Virgem Santa Maria

15 de agosto de 2024 [Solenidade]

Ao terminar a sua missão na terra, Maria, a Imaculada Mãe de Deus, “foi elevada em corpo e alma à glória do Céu” (Pio XII), sendo assim a primeira criatura humana a alcançar a plenitude da salvação. Esta glorificação de Maria é consequência natural da sua Maternidade divina. É também fruto da íntima e profunda união existente entre Maria e a sua missão e Cristo e a sua obra salvadora. O triunfo de Maria, mãe e filha da Igreja, será o triunfo da Igreja, quando, juntamente com a humanidade, atingir a glória plena, de que Maria goza já. A Assunção de Maria ao Céu, em corpo e alma, é a garantia de que também o nosso corpo ressuscitará e assim triunfará da morte.

A 1ª leitura é do Livro do Apocalipse. A Mulher que, na glória e na dor, dá à luz um Filho, contra o qual se encarniça o Dragão, é a imagem de Maria, que, pela sua fé e pela sua fidelidade, deu ao mundo o Salvador. Mas o mistério de Maria é o mistério da Igreja, que, pela graça, gera Cristo nas almas. Por isso, a Mãe contemplada por João na sua visão é, ao mesmo tempo, Maria e a Igreja. E Maria enquanto modelo da Igreja.

A 2ª leitura é da Primeira Epístola de S. Paulo aos Coríntios. Se às primícias se seguem os frutos da colheita, à Ressurreição de Cristo seguir-se-á a nossa. Ora Maria foi o primeiro membro do Povo de Deus a participar da vitória de Cristo. ela sua Assunção, ela entrou na glória de Cristo ressuscitado e tornou-se assim “as primícias” de todos os ressuscitados.

O Evangelho, segundo S. Lucas, narra-nos a visita de Maria à sua parenta Isabel. A vinda e a obra redentora do Messias só são possíveis graças à colaboração de Maria, “Mãe do Senhor”, isto é, de Deus. Por essa razão, Isabel chama-a bendita entre todas as mulheres. Maria sabe, porém, que a glória única de ser Mãe de Deus se deve apenas à eleição divina. Por isso, canta as misericórdias e o poder de Deus, que nela realizou grandes coisas.

Pode continuar a ler esta medição sobre a Solenidade de hoje obra «Santos de cada dia – Maio, junho, julho e agosto», Secretariado Nacional do Apostolado da Oração – 4ª edição, revista e atualizada por António José Coelho, S.J., Editorial A.O., Braga 2003 (páginas 420-422).

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda:
LIVRO DO SALMISTA Ano C –  págs..305 a 312 

LIVRO DO SALMISTA Ano A –Págs. 301-307

Pós-comunhão

C. Silva

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019) e os Cânticos do Ordinário da Missa (SNL):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

 
 
 

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
Salmo Responsorial
Comunhão
Pós-Comunhão
Salve, ó Virgem Maria
Glória da humanidade
À vossa direita
Todas as gerações
O pão que comemos
O Senhor olhou
Virgem santa e imaculada
886
513
164
960
692
740
1017

Como  curiosidade, mas também para apreciação e aprofundamento, eis as páginas do Missal Quotidiano e Vesperal publicado em Bruges (Bélgica, em 1936), referentes a este dia e toda a abrangente apresentação (resumo) do tempo depois de Pentecostes (exposição dogmática) – páginas 803-825 desse precioso Missal.

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site