III Domingo do Tempo Comum

Ano B | 21 de janeiro de 2024

Na pessoa, mensagem e obra de Jesus de Nazaré já está presente a salvação do Reino de Deus. Mas, para aceder a este Reino é condição realizar a conversão à fé em Cristo. Esta conversão, porém expressa-se na renovação da mentalidade e do comportamento, do coração e da vida. É no mundo interior do homem, no seu coração que tem de germinar a pequena semente do Reino. A mudança das estruturas na família e na sociedade, na política e na economia é uma fraude e uma utopia impossível sem esta conversão interior. Só o fermento que age a partir do interior, ou seja, a opção evangélica, pode transformar toda a massa e tornar efetivo o projeto do Reino na nossa vida e no nosso mundo.

A 1ª leitura é da Profecia de Jonas. O autor sagrado sublinha um facto surpreendente: enquanto o povo de Israel, que se julga justo, na realidade tem um coração duro e não escuta a voz dos Profetas, os Ninivitas, pagãos desprezados e pecadores, as primeiras palavras do enviado de Deus, mudam imediatamente de vida. É difícil renunciar ao prazer de ver sofrer os que nos oprimiram e humilharam. Este sentimento, porém, não é cristão. Nesta leitura Deus ensina-nos que não há inimigos a derrotar, mas só irmãos a converter, ajudando-os a ser felizes.

A 2ª leitura é da Primeira Epístola de S. Paulo aos Coríntios. A síntese da mensagem que nos transmite esta leitura é que o tempo é breve e, por isso, quem usa dos bens materiais deve fazê-lo como se não existissem. Não é um convite a desprezar as realidades materiais, mas o que é preciso é dar o justo valor às realidades terrenas: são importantes, mas não eternas. É este o motivo por que os cristãos devem estar dispostos inclusivamente a aceitar renúncias corajosas por amor de Deus e dos irmãos.

A 3ª leitura, o Evangelho, é segundo S. Marcos. 0 texto de hoje tem duas secções bem diferenciadas. A 1ª é o resumo da pregação inaugural de Jesus na Galileia: “Cumpriu-se o tempo e está próximo o Reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”. A 2ª parte é a narração das quatro primeiras vocações de discípulos. No conjunto fica bem patente que a opção pelo Reino de Deus só se efetiva pelo seguimento de Cristo. Ele é um ideal novo e uma nova luz para os caminhos dos homens.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

F. Santos

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – págs. 173-176

Comunhão

A. Oliveira

Pós-comunhão

C. Silva

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
 
 
Salmo Responsorial
   
Comunhão
 
Pós-Comunhão
Cantai ao Senhor um cântico novo
Cantai ao Senhor um cântico novo
Caminhando Jesus
Ensinai-me, Senhor, os vossos caminhos
Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B
Voltai-vos para o Senhor
Eu sou o Pão da vida
Vinde comigo e farei de vós
274
273
266
M. Luís
173-176
1020
452
1000

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site