II Domingo do Tempo Comum

Ano B | 14 de janeiro de 2024

O tempo que decorre da segunda-feira que segue a festa do Batismo do Senhor até à terça-feira antes da Quaresma e o que decorre da segunda-feira depois do Pentecostes até às I Vésperas do 1º domingo do Advento, tem o nome de Tempo Comum. São 33 ou 34 semanas distribuídas em dois ciclos e são destinadas “não a celebrar um aspeto particular do mistério de Cristo, mas o próprio mistério de Cristo na sua globalidade, especialmente nos domingos”.

O I Domingo do Tempo Comum foi preenchido com a festa da Epifania.

Neste II Domingo a Palavra de Deus diz-nos que todo o homem, pelo simples facto de estar no mundo, está em estado de “vocação”. Através dos caminhos misteriosos dos acontecimentos humanos mais ordinários e obscuros, Deus o chama à existência por um particular plano de amor. De facto, a vocação, como a existência, é sempre um chamamento pessoal: fala pessoalmente a cada um. Descobrir a própria vocação significa descobrir o plano de vida que tem para cada um de nós, porque a iniciativa é sempre d’Ele.

A 1ª leitura é do I Livro de Samuel. Samuel é-nos apresentado ainda como um menino, que vive tranquilamente no templo do Senhor em Silo, ajudando o sacerdote Heli. Não sabe de onde provém a voz e então dirige-se a Heli. Este dá-se conta de que se trata duma mensagem do Céu e sugere ao rapaz qual a disposição espiritual que deve assumir. A Deus que chama não se pode responder senão assim: “Falai, Senhor, que o vosso servo escuta”.

A 2ª leitura é da Primeira Epístola de São Paulo aos Coríntios. Tendo conhecido que entre os Coríntios havia certas desordens de ordem sexual, Paulo diz-lhes que tal corrupção é incompatível com a vida do batizado, porque está unido a Cristo e forma com Ele um único corpo. Os pensamentos, as palavras e os atos do cristão devem ser os de Cristo e é inconcebível que o corpo de Cristo possa servir à imoralidade. Além disso, o corpo do cristão é templo do Espírito Santo. É Ele que toma posse da pessoa do batizado, suscitando nele novos pensamentos, guiando-lhe os sentimentos e produzindo obras de amor.

O Evangelho é de São João. João Baptista estava com dois dos seus discípulos e, ao ver Jesus que passava, fitou os olhos n’Ele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. Os dois discípulos, ao ouvirem estas palavras, deixaram-no imediatamente para seguir o novo Mestre. Depois de passarem a noite com Jesus, são os primeiros a chamar outros discípulos.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

C. Silva

Salmo responsorial

M. Luís

A. Oliveira

er ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – págs. 170-172

Comunhão

C. Silva

A. Oliveira

Pós-comunhão

A. Oliveira

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

Ouvi-nos, Senhor
Concedei-nos, Senhor, a vossa graça
Ouvi, Senhor, a oração do vosso povo
(n.º 1)
 
(n.º 4)

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

  Entrada
 
Salmo Responsorial
   
Comunhão
 
Pós-Comunhão
 
Toda a terra Vos adore, Senhor
Os povos Vos louvem, ó Deus
Eu venho, Senhor
Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B
Preparais a mesa
Fiz de ti a luz das nações
Só no Espírito de Deus podemos caminhar
Sereis minhas testemunhas
956/ 957/ 958
782
459
170-172
826
493
933
929

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site