XXXI Domingo do Tempo Comum

Ano  B | 3 de novembro de 2024

No Antigo Testamento o mandamento do amor de Deus já é completado pelo “segundo mandamento”: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Na realidade, no Antigo Testamento nunca se acreditou poder amar a Deus sem se interessar pelo homem. O amor para com Deus prolonga-se necessariamente no amor do próximo. Do princípio ao fim do Novo Testamento, o amor do próximo aparece inseparável do amor de Deus: os dois mandamentos, na verdade são um só, que é o ápice e a cúpula de toda a lei.

De facto, “quem não ama o seu irmão que vê não pode amar a Deus que não vê… quem ama a Deus ame também o seu irmão”. Não se poderia afirmar com mais clareza que, em substância, há um único amor. O amor do próximo é, pois, essencialmente religioso, não simples filantropia. É religioso pelo seu modelo: o cristão ama o próximo para imitar a Deus, que ama a todos sem distinção; mas o é sobretudo pela sua fonte, porque é obra de Deus em nós. De facto, como poderíamos ser misericordiosos como o Pai dos Céus, se o Senhor não nos ensinasse e se o Espírito Santo não o derramasse em nossos corações?

A lª leitura é do Livro do Deuteronómio. Este trecho começa com uma introdução:”Se temeres a Deus…” Este temor não significa “ter medo”, mas sim pôr-se diante d’Ele numa atitude de abandono total; significa acolher os seus projetos, a sua lógica, a sua vontade de bem. Oferece depois um excerto da oração que os Judeus recitam todos os dias até hoje. Contém uma profissão de fé no Deus único e resume toda a lei num só mandamento: o amor de Deus. Este é o único mandamento dado por Deus que exige uma resposta de amor ao seu amor. Os outros são a especificação deste.

A 2ª leitura é da Epístola aos Hebreus. Cristo é único e perfeito sacerdote da nova Aliança. Ele ressuscitou e vive para sempre no Céu, onde exerce a sua mediação de mediador entre nós e Deus. Ele é também a vítima, que Se ofereceu a Si mesmo e só Ele pode ser uma vítima santa, inocente e sem mancha. Os que exercem o sacerdócio só o fazem por participação.

O Evangelho é segundo São Marcos. Um escriba pergunta a Jesus: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus responde com as palavras que lemos na lª leitura mas acrescenta: “O segundo (mandamento) é: “Amarás o próximo como a ti mesmo. Não existe nenhum mandamento maior do que estes”. Só nos podemos aproximar de Deus quando amamos. Quando se compreende isto, não se está longe do reino de Deus.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do siteutilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – 262-265.

Pós-comunhão

A. Oliveira

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019), e os Cânticos do Ordinário da Missa (SNL):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

(n.º 5)
(n.º 10)
COM 179

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
  
  
Salmo Responsorial
Comunhão
  
  
Pós-Comunhão
Vinde, Senhor, vinde em meu auxílio
Deus vinde em em meu auxílio
Não me abandoneis, Senhor
Eu Vos amo, Senhor
O Senhor me apontará
Escuta, Israel: Não há outro Deus
Se vos amardes uns aos  outros
Cantarei ao Senhor
1010
364
CEC II
M. Luís
736
412
902
285

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site