XXVI Domingo do Tempo Comum

Ano B | 29 outubro 2024

A pertença eclesial não é o único critério de adesão a Cristo e ao reino de Deus. E este reino não se circunscreve ao âmbito da Igreja, mas anima todos os homens de boa vontade. Todos os que amam o próximo e lutam sinceramente por um mundo mais humano e pelos direitos humanos, especialmente dos menos favorecidos, estão a favor do Evangelho e, desde que não recusem expressamente a Cristo, estão connosco, seus seguidores. Fomentar esta abertura e empatia não é desbaratar o cristianismo, nem pôr o Evangelho a saldo, nem patrocinar a indiferença. A palavra de Deus é eficaz e exige a conversão de todos, sem equívocos nem concessões, embora seja também profundamente humana e compreensiva.

A lª leitura ë do Livro dos Números. Moisés sente-se cansado e incapaz de atender todo o povo. Então Deus diz-lhe que escolha setenta pessoas capazes de o ajudar e Deus fará descer o mesmo espírito que está nele, Moisés. Os setenta homens reuniram-se na tenda onde Deus falava com Moisés, receberam o espírito e começaram a profetizar, isto é, ficaram em exaltação coletiva e falavam em nome de Deus. Ora dois não estiveram na cerimónia e começaram a profetizar como os outros, o que causou certa inveja. Moisés intervém, dizendo: “Quem dera que todos os membros do povo recebessem o mesmo espírito e se tornassem profetas”.

A 2ª leitura é da Epístola de São Tiago. São ameaças terríveis contra os ricos. Porque? Os bens materiais não têm nada de mal. E Tiago não se vira contra a riqueza, não deseja que seja destruída; o que ele condena são os que a não partilham com os irmãos, os que a acumulam e a utilizam só para si, para satisfazer os próprios caprichos.

O Evangelho ê segundo São Marcos. João queixa-se a Jesus de que anda certo homem a fazer curas em nome de Jesus. E, porque ele não faz parte do grupo, os Apóstolos proibiram-no de fazer tal coisa. Jesus reprende-os e diz-lhes que quem quer que atue em favor dos homens é dos nossos. O Espírito não é propriedade de ninguém. A segunda parte contém uma série de frases, aqui reunidas pelo Evangelista.

Qualquer ato de amor feito ao próximo não ficará sem recompensa. Seguem-se palavras duríssimas contra os que escandalizam os pequenos, ou seja, as pessoas fracas de fé. Há finalmente um aviso contra outra forma de escândalo proveniente da própria mão, do próprio pé, dos próprios olhos. Há que cortar todas estas ocasiões de pecado, sob pena de castigos eternos.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do siteutilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – Pág. 247-249.

Comunhão

A. Oliveira

Pós-comunhão

A. Oliveira

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019), e os Cânticos do Ordinário da Missa (SNL):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

Ouvi-nos, Senhor
Pela vossa misericórdia, salvai-nos, Senhor
Senhor, nosso refúgio, ouvi-nos
(1)
 
(18)

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

  Entrada
 
 
Salmo Responsorial
Comunhão
 
Pós-Comunhão
 
Deus, vinde em meu auxílio
Saciai-nos desde a manhã
Sede a rocha do meu refúgio
Os preceitos do Senhor
Somos convidados
Somos convidados
Somos convidados
364
872
903
M. Luís
939
940
335
736

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site