XXIII Domingo do Tempo Comum

Ano B | 8 de setembro de 2024

Com frequência a Bíblia descreve a situação do povo, fechado à palavra de Deus, como tendo-se tomado surdo e mudo e assegura que a desobediência à palavra toma os lábios e os ouvidos inúteis. Quando volta uma época de obediência a Deus, imediatamente as línguas se soltam e proclamam a glória de Deus. Os cristãos sabem que a sua fé depende da palavra de Deus. 0 gesto de Jesus narrado no Evangelho torna-se atual num gesto feito na Igreja para a iniciação dos catecúmenos. Entre os sinais de conclusão e exortação, o sacerdote diz: “O Senhor Jesus, que fez ouvir os surdos e falar os mudos, te dê a graça de, em breve, poderes ouvir a sua palavra e professar a fé, para louvor e glória de Deus Pai”. Há aqui uma clara intenção pastoral: fazer com que os pais e os padrinhos compreendam que a criança que eles levaram ao Baptismo deve ser instruída na fé pela escuta da palavra de Deus e ser educada para a expressão desta fé na oração e na vida.

A lª leitura é do Livro de Isaías. O profeta dirige este oráculo aos Israelitas que estão prisioneiros em Babilónia, tristes e desanimados. A resposta do profeta é uma mensagem de esperança. As promessas contidas neste maravilhoso trecho começaram a cumprir-se com a vinda de Jesus, mas não se realizaram completamente durante a sua vida terrena. Hoje os seus discípulos são chamados a levar a bom termo a obra por Ele anunciada.

A 2ª leitura é da Epístola de São Tiago. Deus não faz aceção de pessoas, e os cristãos também devem proceder de igual modo. E dá um exemplo dessa discriminação. Isso não acontece certamente nas nossas assembleias litúrgicas. Mas é a partir delas que devemos proceder na vida. Lembram-nos como será o mundo novo que somos chamados a construir: um mundo em que todos os homens se sintam realmente irmãos, com iguais direitos e dignidade, um mundo em que também aos últimos seja dada a possibilidade de se sentirem compreendidos, amados, estimados.

O Evangelho é de São Marcos. Jesus cura um surdo que mal podia falar, afastando-o da multidão e fazendo vários gestos simbólicos. Ao curar o surdo-mudo, Jesus quer ensinar, antes de mais, que começou um novo diálogo entre o Céu e a terra. Aos homens, judeus e pagãos, são abertos os ouvidos e o coração. A partir de agora, todos podem escutar o Evangelho, acolhê-lo na fé e anunciá-lo aos irmãos.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do siteutilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – págs. 237-239.

Comunhão

A. Oliveira

Pós-comunhão

A. Oliveira

Ver ainda: CANTORAL NACIONAL –879.452.353.766.767.

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019), e os Cânticos do Ordinário da Missa (SNL):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

 
(n.º 25)
(n.º 6 ou 7)

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
  
Salmo Responsorial
Comunhão 
Pós-Comunhão 
 

 

Salvai-me, Senhor, pela vossa bondade
Meu Senhor, eu Vos amo
Ó minha alma, louva o Senhor
Como o veado anseia
Eu sou o pão da vida (luz do mundo)
Dai graças ao Senhor
879
618
M. Luís
305
452
334.335

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site