Pietro Perugino (1481-82)  | Entrega das Chaves (Confissão de Pedro) | Capela Sistina (Museus do Vaticano)

XXI Domingo do Tempo Comum

Ano B | 25 de agosto de 2024

Toda a intervenção de Cristo na história do mundo, como nas vicissitudes pessoais de cada homem, exige uma resposta decidida e precisa, um sim ou um não. E isto não vale só para a hora que está acima de todas as outras horas (a do aparecimento final diante de Cristo), mas é válido também para cada ação do homem enquanto procede de um juízo interno que diz sim, ou não àquela “Luz que ilumina todo o homem que vem a este mundo. A Eucaristia põe os fiéis diante de Cristo e interpela-os e impele-os a uma opção decisiva. A palavra proclamada na Missa é luz, e o pão oferecido a todo o cristão é força e alimento para uma resposta positiva aos apelos de Cristo.

A 1ª leitura é do Livro de Josué. O sucessor de Moisés no governo do povo de Israel, Josué, convocou todas as tribos de Israel para uma assembleia geral em Siquém e propôs-lhes como única opção válida a que ele e sua família tinham tomado: servir o Senhor Deus de Israel. Para tanto tinham de renunciar aos falsos deuses dos antepassados e aos deuses da terra que agora habitam. O povo respondeu a uma só voz: “O Senhor é o nosso Deus”.

A 2ª leitura é da Epístola de São Paulo aos Efésios. “O matrimónio cristão reveste-se de uma significação nova. A união do homem e da mulher no matrimónio é apresentada como imagem do mistério da união de Cristo e da Igreja: Cristo amou a Igreja, deu a vida por ela, purificou-a no seu Sangue. Assim, neste amor de Cristo pelo seu povo terão também os esposos o modelo de amor com que hão de amar-se um ao outro e constituir a sua família” (Do Missal Popular Dominical)

O Evangelho é segundo São João. O trecho lido neste domingo conclui o capítulo VI de São João, que temos lido desde o Domingo XVII. No texto de hoje descrevem-se duas reações contrapostas ao discurso de Jesus sobre o pão da vida que é a sua própria carne, ou seja, Ele mesmo; reação negativa, uma, e positiva outra. A pergunta final de Cristo, sobre a decisão a favor ou contra Ele, é a opção entre a fé e a descrença. Pela fé optaram, os Doze, pela boca do apóstolo Pedro; pela descrença a maioria do povo e dos discípulos. Nas opções de cada dia e sobretudo na Eucaristia, podemos repetir com verdade as palavras de Pedro. “Para quem iremos, Senhor? Tu tens palavras de vida eterna!?

Estes textos foram preparados pelo P. Manuel da Silva Gaspar (fez 100 anos no dia 6 de outubro de 2018), a pedido do P. Artur, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, a que ele acedeu muito solicitamente.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – Pág. 227-231

Comunhão

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – Pág. 227-231

Pós-comunhão

A. Oliveira

Ver ainda: CANTORAL NACIONAL – 417.910.512.932

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019) e os Cânticos do Ordinário da Missa (SNL:

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

Atendei, Senhor, a nossa prece
Não nos abandoneis, Senhor
Pela vossa misericórdia, ouvi-nos, Senhor
[ nº 5]
[ nº 10]
 

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
Salmo Responsorial
Comunhão
  
Pós-Comunhão 
Escutai, Senhor, a voz
Escutai, Senhor, e respondei-me
Saboreai e vede
Quem come a minha carne
Senhor, eu creio
Glória ao Senhor
416
417
870-M. Luís
837-839
910
512

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site