XVIII Domingo do Tempo Comum

Ano B | 4 agosto de 2024

Encontramos por vezes pessoas que se recusam a acreditar nas intervenções imediatas de Deus no curso dos acontecimentos. Querem buscar Deus só no miraculoso, só no excecional. Mas temos de aprender a descobrir em tudo o que acontece a presença de Deus, que acompanha com amor providente a vida e o destino de cada homem e de cada povo. Mas só pela fé é que lá chegamos. Os próprios milagres só são compreensíveis através da fé. Como Jesus Cristo só é aceite na sua realidade através da fé. A Liturgia deste domingo vai ajudar-nos a compreender que só pela adesão à palavra de Deus é que chegaremos lá.

A 1ª leitura é do Livro do Êxodo. Diante das dificuldades que o povo de Israel sente, especialmente a fome, na travessia do deserto, surge a murmuração e a revolta, mas Deus intervém providencialmente com as codornizes e com o maná.

A 2ª leitura é de São Paulo aos Efésios. O Apóstolo exorta os cristãos convertidos do paganismo a que vivam, não como os gentios, mas de acordo com a nova condição, criada a imagem de Deus, condição de justiça e santidade verdadeiras, deixando que o Espírito renove a mentalidade. Paulo contrapõe o estilo anterior, do homem velho, corrompido pelos desejos de prazer, ao do homem novo, recriado em Cristo pelo Batismo.

O Evangelho ê segundo São João. É a introdução sobre o pão da vida que Jesus pronuncia na sinagoga de Cafarnaum, no dia seguinte à multiplicação dos pães. Ali O encontra a multidão saciada na véspera. Vinham ali, porque no que se passara não viram mais que a fartura do estômago e, por isso, O procuram agora. Jesus promete-lhes um outro alimento que dura até à vida eterna e que Ele próprio lhes dará. Esse pão é Ele mesmo. É o pão de Deus que desce do Céu para dar a vida ao mundo.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

F. Silva

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – Pág. 218-220

Comunhão

F. Silva

Pós-comunhão

A. Oliveira

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

Deus omnipotente, vinde em nosso auxílio
Ouvi-nos, Senhor
Ouvi, Senhor, o vosso povo
COM 178
 
COM 179

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
Salmo Responsorial
Comunhão
Pós-Comunhão
Deus, vinde em meu auxílio
Vinde, Senhor, vinde em meu auxílio
O Senhor deu-lhes o pão do céu
Saciastes o vosso povo
Vós todos os que tendes sede
Vós sois o pão vivo
364
1010
705.706
873
1029
1026

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site