XII Domingo do Tempo Comum

Ano B | 23 de junho de 2024

O nosso Deus não é o deus das falsas seguranças humanas. Não é a fórmula que soluciona as nossas dificuldades e os nossos problemas. A fé é compromisso contínuo, exatamente porque crê, apesar das tempestades nas quais é continuamente posta à prova: Seria uma falsa fé a que buscasse a Deus só como consolação individual e solução imediata das dificuldades em que nos encontramos. Na base desta fé estaria, não a disponibilidade absoluta nas mãos de Deus, mas a tentativa de “utilizar” Deus para proteger a nossa segurança.

A lª leitura é do Livro de Job. Job, no seu sofrimento e nas suas interrogações, pergunta se Deus “sabe” o que se passa neste mundo. Deus responde a Job a partir da tempestade, revela-lhe a transcendência do seu ser e dos seus desígnios, que o homem deve acatar com fé submissa e obediente. Mas só a morte de Cristo dará resposta definitiva ao mistério da dor.

A 2ª leitura é da Segunda Epístola de São Paulo aos Coríntios. A ideia central deste trecho é que Cristo foi capaz de morrer por todos e assim criou uma humanidade nova. 0 seu gesto deve levar os seus discípulos a segui-1’0 pelo mesmo caminho da generosidade para com os irmãos. A vida cristã deve ser sempre uma vida renovada.

A 3ª leitura, o Evangelho, é de São Marcos. Jesus vai a dormir na barca quando se levanta furiosa tempestade. Os discípulos apavorados acordam Jesus, que logo impõe a bonança ao mar. A tempestade acalmada é um sinal da divindade de Jesus. Mas desde sempre a tradição viu neste episódio a imagem da Igreja. Se não soçobra nas tempestades é porque Jesus vai com ela na travessia. Jesus dormia na barca, mas mais adormecida estava a fé dos discípulos. Também nós, no meio de tantas dificuldades, dores, provações, pecados e desordens, esquecemo-nos que Jesus está connosco, e, por isso, o poder do Inferno e do mal não afundará a sua Igreja.

 Também a nós, nas dificuldades de toda a ordem que aparecem na nossa vida, pode vir a queixa: “Senhor, não te importas que nos afundemos?”. Se o nosso grito é oração, está bem. Mas, se é desconfiança na Providência, dúvida e falta de fé, teremos de escutar a correção de Jesus: “Porque sois tão cobardes? Ainda não tendes fé?”

s comentários aqui publicados foram solicitados para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu a esse pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – Pág. 199-201

Pós-comunhão

M. Luís

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019), e os Cânticos do Ordinário da Missa (SNL):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57 | Ver também: COM 112 a 128 e 137 a 147
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
 
Salmo Responsorial
Comunhão
 
Pós-Comunhão
 
Salvai, Senhor, o vosso povo
Salvai o vosso povo
Cantai ao Senhor, porque é eterno
Eu sou o Bom Pastor
O Cordeiro de Deus é o nosso Pastor
Se alguém quiser seguir-Me
Eu canto para sempre
878
877
277
449
674.675
907
435

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site