X Domingo do Tempo comum

Ano B | 9 de junho de 2024

I Leitura – «Estabelecerei inimizade entre a tua descendência e a descendência dela» – Anuncia-se nesta leitura a luta entre a descendência da serpente e a descendência da mulher. Estamos, evidentemente, em presença de uma imagem poética, muito bela, que faz continuidade com toda a cena da tentação que dominou o par humano desde o início, imagem através da qual se anuncia um grande mistério de salvação. De facto, nesta luta anuncia-se, em última análise, a vitória da des­cendência da mulher, que é Jesus Cristo, o Vencedor de Satanás, sobre o Inimigo, o Tentador, vitória que o Senhor vai proclame na terceira leitura.

II Leitura – «Acreditamos; por isso falamos» – Tem sido dura a experiência do Apóstolo; e o desmoronar da vida terrestre, que, dia a dia, vai sentindo, poderia abalar a segurança até de um homem de virtude. Mas ele encontra toda a sua firmeza no Senhor e pode assim lançar um olhar de otimismo sobre tudo o que o rodeia apenas apoiado na fé em Cristo ressuscitado, esperança e garantia da renovação de todas as coisas passageiras desta vida.

Evangelho – «Satanás está perdido» – Em resposta à incredulidade até dos seus parentes e à cegueira ­blasfema dos escribas, Jesus proclama a ruína do reino de Satanás, denuncia o pecado contra o Espírito Santo dos que persistem em não querer ver o reino de Deus presente no meio de si e apresenta os ouvintes que acolhem com fé a sua palavra como os membros de sua verdadeira, família, os que fazem a vontade de Deus.


 

(Comentários e ilustração extraídos do «Missal Popular Dominical – Domingos, Solenidades e Festas do Senhor”, 8ª edição, Secretariado Nacional da Liturgia, Fátima, 2015)

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

F. Santos

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – Pág. 193-196

Comunhão

A. Oliveira

A. Oliveira

Pós-comunhão

C. Silva

Ver ainda: CANTORAL NACIONAL – 364.912.848

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57 | Ver também: COM 112 a 128 e 137 a 147
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
 
Salmo Responsorial 
    
Comunhão
 
Pós-Comunhão
O Senhor é minha luz e salvação
Deus vinde em meu auxílio
No Senhor está a misericórdia
Junto do Senhor a misericórdia
Deus é amor
Quem fizer a vontade
Quem segue o Senhor
718
364
646
M. Luís
353
844
848

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site