Quarta-feira de Cinzas

14 de fevereiro de 2024

Conscientes da importância que a Páscoa tinha para a sua vida, os cristãos desde os tempos apostólicos começaram a celebrá-la e bem cedo começaram também a reservar um tempo de preparação para a celebração do Mistério Pascal. Esse período de preparação acabou por se fixar, no século IV, em quarenta dias. A Quaresma é, pois, um período de quarenta dias de preparação para a Páscoa, “a maior de todas as solenidades”, pois atualiza o Acontecimento culminante da História da Salvação.

Como diz a Constituição conciliar sobre a Reforma da Liturgia, a Quaresma tem uma dimensão penitencial e uma dimensão batismal. Na sua dimensão penitencial, a Quaresma é para todos, catecúmenos e batizados, tempo de conversão. Na sua dimensão batismal, a Quaresma leva os batizados a reviverem e aprofundar, acompanhando os catecúmenos, as etapas do caminho de fé, a fim de renovarem a sua aliança com Deus, juntamente com aqueles que a contraem no Batismo na noite de Páscoa.

Os comentários aqui publicados foram solicitados para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu a esse pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

Salmo responsorial

M. Luis

A. Oliveira

* Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano b – págs. 60-62

Imposição das Cinzas

A. Oliveira

Pós-comunhão

M. Luis

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],  publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

Aclamação do Evangelho – 58 a 65
Santo – 89 a 97
Cordeiro de deus – 114 a 123

Oração Universal

Ouvi-nos, Senhor
Renovai, Senhor, o vosso povo
Dai-nos, Senhor, um coração novo
COM 179
COM 177
 

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
 
 
Salmo Responsorial
 
Imposição Cinzas
 
 
Comunhão
 
 
Pós-Comunhão
 
Nós que buscamos em Cristo
Irmãos convertei o vosso coração
Perdoai, Senhor
Pecámos, Senhor
Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – págs. 60-62
Compadecei-Vos
Voltai para mim o vosso olhar
Tende compaixão de mim
Aquele que medita
Aquele que medita
Recebemos do Senhor um mandamento novo
Perdoa ao teu povo
Tende compaixão de nós
651
543
807
798
 
309
1019
951
218
219
854
805
806

 

 

Como  curiosidade, mas também para conhecimento e apreciação, reproduzimos aqui algumas páginas do Missal Quotidiano e Vesperal, publicado em Bruges, na Bélgica, em 1936, referentes a esta e a anteriores quadras do Ano Eclesiástico.

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticos no site

OOOOOO