Cecco del Caravaggio, 1610-15 - Expulsão dos mercadores do templo

III Domingo da Quaresma

3 de março de 2024

A síntese das leituras bíblicas deste domingo pode formula-se deste modo: o novo templo espiritual constrói-se sobre Cristo, morto e ressuscitado, e fundamento da nova aliança e a nova religião em espírito e verdade, que veio substituir a antiga aliança explanada na lei mosaica. É importante ver a passagem da purificação do templo como automanifestação do mistério da salvação de Cristo. Ele significa a importância da antiga aliança e o fim do culto que encarnava no templo de Jerusalém. Cristo dá lugar a uma aliança e culto novos em espírito e verdade. Um Messias débil e crucificado é precisamente a força e a sabedoria salvadoras de Deus para o mundo.

A 1ª leitura é do Livro do Êxodo. É a proclamação do Decálogo, ou seja, dos Mandamentos da lei de Deus. Deus de Israel revela-Se como um Pai que conhece os próprios filhos pelo nome e dialoga com eles, indicando-lhes o caminho do bem e da felicidade. Estes mandamentos, que Jesus aperfeiçoou infundindo-lhes o complemento do amor, são a base da sociedade humana. Não são leis opressivas do homem nem difíceis de praticar, mas caminho proposto por Deus, para que o homem não se deixe escravizar pelas paixões, destruindo a própria vida e a dos outros, mas se torne livre e feliz.

A 2ª leitura é da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios. O Apóstolo apresenta-nos o ponto central da sua pregação: Cristo crucificado. A salvação é agora obtida mediante a fé no acontecimento da cruz. A cruz é poder e sabedoria de Deus, porque capaz de dar a salvação; enquanto a sabedoria humana, judaica ou grega, que não reconhece na cruz uma força salvífica, se tomou incapaz de indicar aos homens uma via de salvação. Diante deste sinal do amor de Cristo, dado por Deus aos homens, ninguém pode ficar indiferente, mas tem de tomar posição.

O Evangelho é segundo S. Marcos. Varrendo do templo os vendilhões, Jesus declara que chegara o reino do Messias e condena de maneira decidida toda a espécie de mistura, toda a espécie de confusão entre religião e interesses económicos. Jesus diz que o tipo de religião praticado no templo deixou de ter validade. O novo templo é Cristo ressuscitado, a pedra fundamental. E sobre esta pedra Deus colocou outras pedras vivas, que são os discípulos de Cristo. É deste santuário que sobem para Deus a todo o momento os perfumes dos incensos e dos sacrifícios que Lhe são agradáveis, que são as boas obras.

Os comentários aqui publicados foram solicitados para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu a esse pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

Salmo responsorial

C. Silva

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – pág. 73-76

Pós-comunhão

C. Silva

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL], publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

Ato penitencial – 11 a 26
Aclamação do Evangelho (Quaresma) – 58 a 65
Santo – 89 a 97
Cordeiro de deus – 114 a 123

Oração Universal

Cristo ouvi-nos. Cristo atendei-nos
Christe eleison
Renovai-nos, Senhor, com a vossa graça
COM 177
[13]
[3]

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
  
Salmo Responsorial
   
Comunhão
 
Pós-Comunhão
 
Tende compaixão
Se me envolve
Senhor, Vós tendes palavras
Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B
Felizes os que moram
Felizes os que habitam
Se cumprirdes os meus mandamentos
Criai em mim, Senhor
951
901
900
73-76
488
486/487
899
320

Como  curiosidade, mas também para conhecimento e apreciação, reproduzimos aqui algumas páginas do Missal Quotidiano e Vesperal, publicado em Bruges, na Bélgica, em 1936, referentes a esta e a anteriores quadras do Ano Eclesiástico.

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticos no site

OOOOOO