Thesaurus (Baú de Memórias)
Além da parte musical propriamente litúrgica a que é dedicado, este site inclui também um blogue pessoal do Autor e uma espécie de «Museu Vivo» de preciosidades antigas – um verdadeiro Thesaurus, com muitas e diversas publicações integrais, nomeadamente:
– Cantate Domino (IMC – edições de 1959 e 1963);
– Cantai ao Senhor (C.S.Sp. – edição de 1951);
– Louvai o Senhor, conjunto das obras musicais do P. Mário Silva – e são uns vinte volumes, todos aqui reproduzidos;
– De Imitatione Christi, edição de 1754, uma autêntica pérola (publicada em Génova, em latim), provavelmente única na originalidade das suas “vestes” tipográficas, e a edição portuguesa de 1901 (reeditada em 1936);
– Cópias de originais de uma série de partituras antigas, manuscritas e/ou publicadas em cancioneiros;
– Livros de música profana ou avulsas, assim como outras obras, algumas destinadas a representações teatrais.
Explore este Mare Magnum e aproveite livremente todo o conteúdo do site: provavelmente, as raridades que ele contém farão ressuscitar velhas memórias de tempos idos e oxalá possam também contribuir para manter vivo este riquíssimo património cultural.
Merecem aqui um especial destaque algumas “preciosidades”, independentes da parte diretamente relacionada com os cânticos destinados às celebrações litúrgicas (Liturgia das Horas e Eucaristia):
(aniversário)
Apresentação
Com o título In Aeternum cantabo vem a lume este livro que nos oferece um conjunto de composições de música litúrgica, fruto de um longo tempo de dedicação e criatividade do nosso conhecido e caro Padre Artur Oliveira, a quem desde já felicitamos, membro do presbitério da Diocese de Leiria Fátima, colaborador do Secretariado Nacional de Liturgia e durante vários anos capelão e maestro do coro do Santuário de Fátima. Como diz o autor, esta obra abarca os Domingos, Solenidades e Festas do Ano Litúrgico na maioria com os textos consagrados no Missal e Lecionários.
Na sequência do CD e opúsculo VIA SACRA, da Editora PAULUS (março de 2020), já os “Mistérios do Rosário” andavam a ser ensaiados diligentemente pelo mesmo grupo. A pandemia fez cessar os ensaios e decompor o coro.
Para que não fique no esquecimento (algum trabalho já deu), e na perspetiva de servir alguém ou algumas comunidades, publicam-se aqui as respetivas partituras, na sua forma simples, com som de instrumento(s). Oxalá, algum remédio dê Deus para uma futura publicação com vozes. Para já, só esta fórmula simples.
CD publicado pela Livraria Paulus (2020), com a gravação efetuada pelo Coral Cantabo-CS (15.06.2019) em Alburitel (Capela de Toucinhos).
Apresentação – Centro Pastoral Paulo VI, Fátima (julho de 2019)
O passado é aquilo que nós somos
As “raridades” deste «Museu Vivo», sendo antigas (e porque o são), merecem sair do baú das recordações e ganharem de novo vida, voltando à memória de quem as vivenciou em primeira pessoa ou para serem descobertas por quem teve o privilégio de entrar mais tarde no palco da vida.
Estas memórias permitirão, assim esperamos, visitar o passado para viver mais intensamente o presente» – não obedecendo a qualquer ordem lógica, em termos de conteúdo ou temas: são antes uma espécie de «zibaldone» de reminiscências (algumas, verdadeiras relíquias) conservadas em suporte de papel que serviram outrora para as funções a que se destinavam. Além das que aqui já se podem consultar, outras poderão ser acrescentadas e/ou solicitadas pelos visitantes.
Por óbvias razões, os ficheiros de todas as publicações em formato pdf estão com a resolução mínima, mas pode solicitar, por correio eletrónico o envio de uma versão de qualidade (para possível impressão ou outros legítimos fins).
Uma raridade absoluta?
Descubra e cante este Hino, composto por Manuel da Costa Nunes, com versos de Carlos Silva, dedicado ao Rev-mo Sr. Padre Manuel dos Santos Craveiro. Um «vibrante entusiasmo” é pedido ao coro, no refrão.
Desde a redação deste HINO até hoje passaram… quase 62 anos, pois a assinatura da pauta tem a data (as datas) de 19 e 20 de maio de 1958! Qual o historial desta Associação? O hino teve arranjo musical para piano do P. Manuel Lopes.
«Ao organizar este pequeno cancioneiro não foi nossa intenção que ele transpusesse as fronteiras do Clan 10 do Seminário dos Olivais…
A necessidade urgente de uma compilação de canções e ao mesmo tempo o Ano Centenário do Nascimento de BADEN POWELL fez nascer a ideia de que o Clan poderia colocar nas mãos de cada um dos seus caminheiros uma selecção de músicas religiosas e profanas que de algum modo os ajudasse a melhor viver os Acampamentos para mais tarde melhor saberem comunicar aos outros aquilo que neles aprenderam e viveram.
A ideia tornou-se realidade e o singelo cancioneiro apareceu. Estamos certos de que será um auxiliar precioso aos nossos acampamentos de carácter missionário como são. Com ele poderemos CANTAR e ENSINAR s CANTAR…
O canto há-de ser a característica da alma sempre jovem do Caminheiro cujo lema é SERVIR…
Seminário de Cristo Rei dos Olivais, Base do Clan 10, aos 22 de Fevereiro de 1957.»
Ad duas voces, facillima organo comitante – Presb. Laurenzio Perosi (Lorenzo Perosi) | Edições «G. Ricordi» – Milão 1899 [1932]
Em honra de Nossa Senhora da Conceição | Cópia manuscrita por AO, Seminário de Leiria | Dezembro de 1961.
Per coro popolare all’unissono, con accompagnamento d’organo o d’armonio | Edizioni Carrara (Bergamo) – Exemplar de Artur Ribeiro Oliveira, Urqueira | 8/9/1963.
Tem no novo CNL a numeração romana VI (nº 96) e tem… BI italiano: o manuscrito, assinado pelo Autor, «nasceu» na data indicada, em Roma. António Cartageno ofereceu-o pessoalmente à comunidade das Irmãs de S. Carlos de Nancy, na capela da então «Clinica San Carlo di Nancy» (Via Aurelia, 275 – hoje hospital público da capital italiana). Na segunda página, uma outra composição do mesmo Compositor: «A Vida que estava junto do Pai», para a quadra do Natal/Epifania – terá sido composta na mesma altura?
Natal de 1969 — Manuscrito de Artur Oliveira (com apontamentos na última folha)
Fernando Lopes Graça
Canções Regionais Portuguesas | Série IV
Cadernos do Coro da Academia de Amadores de Música – 3 | Lisboa 1969
Cada lição 3$50!
Coisa barata!Basta um mínimo teclado – to enable the pupil to think and feel musically. Que mais queremos?“Modern Course” (1936!)
E hoje? não continuará a ser moderno? Muita água correu sob as pontes, mas um iniciar tem sempre de voltar às origens.
Propomos para alguém que tenha pachorra e tempo (e talvez pouco dinheiro) para “ninharias” destas. “Ninharias” que poderão despertar génios.
Começar é sempre começar!
Sete canções do 2º Zecchino d’Oro (Salone del Bambino):
1 | Fiaba
2 | A,E,I,O,U, Cha-cha-cha
3 | Pupazzetti
4 | Vorrei Volare [uma das canções mais populares. (Não confundir com «Volare», de Modugno])
5 | Girotondo dei nonni
6 | Pilù
7 | Lo zecchino d’oro Mago Zurlì – edição para piano e canto, do disco completo destas sete canções (execução pelos «Canterini della TV»)
Ed. Cervino, Milão