Ao recebermos o Baptismo, aderimos plenamente a Cristo; incorporámo-nos n’Ele, integrámo-nos no Povo de Deus. Mantendo a nossa condição humana, passámos a viver uma vida nova. Ficámos a fazer parte do seu Corpo. Daí a necessidade de vivermos a unidade: Não nos separando d’Ele, vivendo como Ele viveu e valorizando os carismas que nos deu em favor dos outros membros do mesmo Corpo. A 1ª leitura, do Livro de Neemias, narra-nos a grande assembleia realizada em Jerusalém, após o regresso do cativeiro da Babilónia, para ouvir a palavra de Deus. A leitura do Livro da Lei, feita distintamente, é explicada no seu sentido e acompanhada da oração com o povo prostrado em terra. Termina na alegria e na partilha com os que não têm. Na 2ª leitura, da Primeira Epístola de S. Paulo aos Coríntios, S. Paulo, partindo da imagem do corpo humano, dotado de diversidade de membros, cada um com a sua função própria, mas não desunidos nem autónomos, mostra como na Igreja, com a diversidade de dons e ministérios, deve brilhar a sua unidade substancial. E é o Espírito Santo que faz esta unidade e dá a cada um a sua missão específica na mesma Igreja. A 3ª leitura, de S. Lucas, compõe-se de duas partes: a primeira é o Prólogo do seu Evangelho, em que o autor declara a sua intenção, e a segunda é a apresentação de Cristo na Sinagoga de Nazaré como enviado, esperado e anunciado, como Aquele que, sob a inspiração do Espírito Santo, liberta os pobres e todos os oprimidos. É a exposição da sua missão de Salvador.
Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.
Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE
Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.
Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL], publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):
Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu
Pode encontrar outros cânticosno site
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.OkNãoPrivacy policy