Giuseppe Molteni (1800–1867) | Confissão

XIX Domingo do Tempo Comum

Ano C | 10 de agosto de 2025

Precisamos de possuir alguns bens para viver; mas não são a fonte da vida nem está neles a chave e o segredo para ser pessoa. Somente quem ama e vive em solidariedade e abertura aos outros, dando-se a Deus e ao próximo, tem uma vida autêntica e, em última análise, é feliz porque entende a vida com sabedoria. O sem-sentido da vida aparece quando o homem se fecha a Deus e aos irmãos, pois, sem relação com os valores perenes que Deus, Cristo e o próximo representam, as coisas e os bens carecem de referência que lhes dá um valor que em si mesmos não possuem para a felicidade humana, como demonstra a experiência.
A 1ª leitura é do Livro da Sabedoria. Israel é um povo que gosta de recordar, sobretudo os prodígios do Êxodo. Enquanto os Egípcios estavam envolvidos em trevas, os Israelitas estavam envolvidos numa coluna de fogo: o próprio Deus os guiava. Nessa noite foram salvos, enquanto os inimigos exterminados. É por isso que celebram a Páscoa, para avivarem a mesma confiança que encheu o coração de seus pais. é um convite aos cristãos que, ao reunirem-se para celebrarem o memorial da Páscoa do Senhor, tenham garantida a certeza de que também a história de cada pessoa se concluirá de forma gloriosa, na alegria que Deus reserva ao homem.
A 2ª leitura é da Epístola aos Hebreus. Aos cristãos de origem judaica, a suportar grandes dificuldades, é proposta e fé de Abraão e Sara, que morrem sem terem visto a realização das promessas: viram apenas um pequeno sinal, mas acreditaram da mesma forma. A mensagem é para os cristãos de hoje que, por vezes, desanimam, porque as promessas de Cristo ainda estão longe de se cumprirem. Verificam que o mal continua. Considerando o que aconteceu a Abraão e a Sara, eles são convidados a recuperar e a saber ler, através de sinais nem sempre evidentes, que está a nascer um mundo novo.
O Evangelho, segundo S. Lucas, fala-nos da vigilância. Toda a comunidade cristã deve viver em permanente estado de alerta e vigilância, reagindo à tentação do comodismo, instalação e excessiva planificação da vida, num espírito de calculismo impróprio de filhos de Deus, mas sempre despertos para o serviço de Deus e dos irmãos.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

Salmo responsorial

M. Luís

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano C – Pág. 226 a 228

Comunhão

A. Oliveira

Pós-comunhão

A. Oliveira

 Ver ainda:573.912.479.693.694.550.551.427.428

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019) e os Cânticos do Ordinário da Missa (SNL):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
  
  
Salmo Responsorial
 
Comunhão
  
  
   
Pós-Comunhão
  
 
Lembrai-Vos, Senhor
Senhor, que nos dais guarida
Escutai, Senhor, a voz do meu clamor
Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano C
O pão que o teu amor
O pão que vem do Céu
Eu sou o pão vivo descido do Céu
Jerusalém, louva o teu Senhor
Cantarei ao Senhor pelos bens
Eu darei ao meu povo
Louvarei para sempre
Estai preparados
573
416
912
479
226 a 228
693
694
454
550.551
285
436
594.595
427.428

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site