VI Domingo da Páscoa

25 de maio de 2025

Neste 6º domingo, a Igreja começa a preparar-nos para a celebração do Pentecostes, chamando a nossa atenção para a promessa que Jesus faz aos discípulos de lhes enviar o Espírito Santo, o Espírito de verdade, que há-de prosseguir a obra por Ele realizada durante a sua vida terrena. Desse modo, não ficarão órfãos: através do Espírito Santo, que o Pai e Jesus lhes enviarão, Jesus continuará indefinidamente, “para sempre” com os seus discípulos. Mas não é apenas deles que se aproximará. A acção de Jesus alargar-se-á agora a dimensões universais, abrindo-se, mediante o Espírito, a toda a Igreja. Como os primeiros discípulos, temos também nós de nos preparar para o Pentecostes, a fim de recebermos o Espírito Santo, indispensável para a nossa vida cristã.
A 1ª leitura é do >Livro dos Actos dos Apóstolos. Em Jerusalém, no seu primeiro Concílio, a Igreja, assistida do Espírito Santo, reafirma a liberdade, que Cristo nos trouxe, ao decidir admitir no seu seio os convertidos do paganismo, sem terem de se sujeitar às prescrições da lei mosaica.
A 2ª leitura é do Livro do Apocalipse. A Igreja é a nova Jerusalém, alicerçada na fé dos Apóstolos, na qual se reunirão, chamados por Cristo Ressuscitado, os homens dos quatro cantos da Terra, para viverem em comunhão perfeita com Deus e com os irmãos. Mas a Igreja está ainda a caminhar, na humildade e na dor, ao longo dos séculos, na esperança de resplandecer de glória, quando chegar a plenitude dos tempos.
A 3ª leitura, do Evangelho, é de S. João. Jesus promete aos seus discípulos o Espírito Santo, que lhes fará compreender, perfeitamente, a sua mensagem, os ajudará a viver o Evangelho em todas as circunstâncias e os manterá em comunhão com Deus e com os irmãos. Esta promessa é para todos os que creem em Cristo. Por isso, seguros da presença do Espírito Santo, na Igreja e nas suas almas, os cristãos podem manter-se confiantes e alegres por maiores que sejam as dificuldades que a Igreja conheça, e eles com ela.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano C – Pág. 157-160

Comunhão

A. Oliveira

Pós-comunhão

A. Oliveira

Ver ainda: CNL-827.1024.438.674.675.933.789

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57 | Ver também: COM 112 a 128 e 137 a 147
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

 Entrada
 
Salmo Responsorial
 
Comunhão
 
 
  
Pós-Comunhão
 

 

Anunciai em toda a terra
Proclamai com alegria às nações
Louvado sejais, Senhor, pelos povos
Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano C
Vós sereis meus amigos
Eu estou sempre convosco
Se cumprirdes os meus mandamentos
O Cordeiro de Deus é o nosso Pastor
Só no Espírito de Deus
Pai santo, consagra-os na verdade
F. Silva
827
 
157-160
1024
438
899
674-675
933
789

Ver ainda: CANTORAL NACIONAL –1004

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site