Tentações de Jesus no deserto - Mosaico na Catedral de Monreale (Palermo - Sicília)

I Domingo da Quaresma

9 de março de 2025

A nossa vida não é senão um permanente confronto com as potências do mal. Estamos no centro do combate e, a cada momento, temos de nos decidir entre o pecado e a graça, o mal e o bem, Satanás e Deus. Mas com Cristo, que venceu o mal, também nós venceremos.
A 1ª leitura, do Livro do Deuteronómio, é a profissão de fé do povo eleito, na altura da oferta dos primeiros frutos da terra,. Por ela o povo eleito reconhece que tudo vem de Deus. Mas este gesto é acompanhado duma autêntica profissão de fé, em que se recapitulavam os acontecimentos mais importantes da História da Salvação.
Na 2ª leitura, de S. Paulo aos Romanos, é-nos dito que só a fé em Cristo Ressuscitado, proclamada com alegria e vivida até às últimas consequências, nos dá a salvação.
A 3ª leitura, de S. Lucas, fala-nos das tentações de Cristo. A tentação no Deserto foi o começo de uma luta contra o Demónio, que se prolongará por toda a vida, atingindo o auge com a Morte em Jerusalém. Como a de Cristo, a vida do cristão conhece também a prova da tentação. Mas poderá sempre ser invencível. É que Cristo Ressuscitado, que venceu definitivamente o mal, ficou na Eucaristia, para nos comunicar esse poder.

Os comentários aqui publicados foram solicitados para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu a esse pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

Salmo responsorial

M. Luís

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano C – Pág. 64-65

Comunhão

M. Simões

Pós-comunhão

A. Oliveira

C. Silva

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL], publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

Acto penitencial – 11 a 26
Aclamação do Evangelho – 58 a 65
Santo – 89 a 97
Cordeiro de deus – 114 a 123

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
Salmo Responsorial *
  
Comunhão
Pós-Comunhão
Pós-Comunhão
Eu sou a salvação do meu povo
Diz o Senhor nosso Deus
Estai comigo, Senhor
LIVRO DO SALMISTA Ano C
Nem só de pão vive o homem
No Senhor está a misericórdia
Tudo posso naquele que me conforta
Jesus Cristo amou-nos
446
372
426
64-65
640
648
977/978
553

Como  curiosidade, mas também para conhecimento e apreciação, reproduzimos aqui algumas páginas do Missal Quotidiano e Vesperal, publicado em Bruges, na Bélgica, em 1936, referentes a esta e a anteriores quadras do Ano Eclesiástico.

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticos no site

OOOOOO