XVI Domingo do Tempo Comum

Ano C | 20 de julho de 2025

A Liturgia deste domingo fala-nos de hospitalidade. Também para os cristãos a hospitalidade é chamada de atenção à sua condição de peregrinos neste mundo. Mas lembra-lhes sobretudo que Cristo veio ao mundo como forasteiro. Hoje Ele continua a pedir hospitalidade: “Olha que Eu estou à porta e bato”. Uma das características da nossa civilização urbana é o anonimato. Moramos no mesmo edifício e não nos conhecemos. Os cristãos devem intervir para fazer da família uma comunidade aberta ao diálogo com o mundo, promovendo uma autêntica educação social e favorecendo os movimentos de abertura aos outros, a começar pelos mais necessitados.

A 1ª leitura é do Livro do Génesis. A hospitalidade e a generosidade de Abraão vão ser-nos apresentadas como modelo. Abraão sabe que é ao Senhor que damos o acolhimento que dispensamos aos outros. Jesus mais tarde dirá: “O que fizerdes aos mais pequenos dos meus irmãos é4 a mim que o fazeis”. Reconhecemos a voz de Deus nas nossa conversas do dia-a-dia? Abrimos o nosso coração ao pecador, ao pobre e ao oprimido?

A 2ª leitura é de S. Paulo aos Colossenses. O Apóstolo, embora retido na prisão e sujeito a maus tratos, rejubila perante a eficácia da sua pregação. Cristo é já conhecido no mundo pagão, e isso alegra-o no meio do sofrimento.

O Evangelho é de S. Lucas. É o conhecido episódio de Marta e de Maria. Marta não é censurada porque trabalha, mas porque se agita, está ansiosa, está preocupada, está atarefada com muitas coisas e, sobretudo, sem ter antes escutado a Palavra. Também hoje há muita gente de boa vontade que se dedica ao serviço de Cristo e dos irmãos, mas que pode correr um perigo: que muito trabalho febril seja separado da escuta da Palavra, que se torne agitação, confusão, nervosismo, precisamente como o de Marta. Até mesmo o empenho apostólico, os projectos pastorais, se não forem guiados pela Palavra, metida na oração, reduzem-se a rumores vãos, a um agitar desordenado de tachos e panelas. Maria, pelo contrário, escolheu a parte boa, porque ouviu a Palavra.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do siteutilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano C – Pág. 215 a 219

Comunhão

A. Oliveira

Pós-comunhão

A. Oliveira

 Ver ainda: CANTORAL NACIONAL –364.718.903.437.733.464.465

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019), e os Cânticos do Ordinário da Missa (SNL):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
 
 
Salmo Responsorial
  
  
  
Comunhão
 
Pós-Comunhão
Deus, vinde em meu auxílio
O Senhor é minha luz e salvação
Sede a rocha do meu refúgio
Quem habitará, senhor, no vosso santuário
Ensinai-nos, Senhor, quem habitará
LIVRO DO SALMISTA Ano C
Eu estou à porta e chamo
O Senhor fez-Se alimento
Vinde, benditos
Alegrem-se os céus, exulte
Eu vos darei pastores
364
718
903
845
 
215 a 219
437
733
1002
196
464.465

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site