XV Domingo do Tempo Comum

Ano B | 14 de julho de 2024

A Igreja é essencialmente missionária, tem de anunciar o Evangelho. E esta missão compete a todos os cristãos, conforme a vocação e o ministério de cada um. Mas quem anuncia o Evangelho não deve ter nada que pese, mas estar livre de interesses humanos, de ideologias a defender, de compromissos com as potências deste mundo. Essas coisas não lhe permitem estar livre, condicionam-no, embaraçam-lhe o trabalho, enfraquecem-lhe o zelo, impedem-no de merecer crédito. O que se requer do missionário é despojar-se de si mesmo, não confiar nas próprias capacidades nem em seu espírito de iniciativa, para se tornar “mensagem”, que é proposta dum plano de que só Deus tem a iniciativa. E os meios humanos? Evidentemente que são necessários, mas sempre subsidiários e só na medida em que sirvam o plano de Deus.

A 1ª leitura é da Profecia de Amós. Amós, que é um simples pastor e modesto agricultor, é enviado por Deus como profeta ao reino de Israel, onde, ao lado de grande prosperidade material, reina a injustiça e a opressão. É intercetado por Amasias, sacerdote oficial da corte, o qual intima o profeta a ir-se embora e não continuar a sua missão. Amós responde que não é profeta por profissão, muito menos por dinheiro, mas foi Deus que o encarregou dessa missão, que tem de cumprir até ao fim.

A 2ª leitura é a introdução da Epístola de São Paulo aos Efésios. Sob a forma de hino e oração, é síntese doutrinal de toda a Carta. Deus escolheu-nos e predestinou-nos desde toda a eternidade para a filiação, para a santidade e o amor. Depois explica os nossos privilégios de cristãos e conclui declarando que esses privilégios são de todos, uma vez que todos recebemos o dom do Espírito como penhor da herança.

O Evangelho é de São Marcos. Jesus envia os Apóstolos em missão. As instruções aos discípulos são: apresentar-se pobremente; contentar-se com a hospedagem que lhes é dada; não impor o seu ensinamento, mas anunciá-lo, embora haja responsabilidade da recusa. Eles desempenham a missão no estilo de Jesus.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do siteutilizando este formulário.

Programa

Os botões dos cânticos propostos estão ligados às respetivas partituras – em PDF (Portable Document Format).
Para quaisquer dúvidas ou pedidos contacte o titular do siteutilizando este formulário.

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Cartageno

Salmo responsorial

M. Luís

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – Pág. 208-211

Pós-comunhão

A. Oliveira

Ver ainda: CANTORAL NACIONAL – 534-538

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019), e os Cânticos do Ordinário da Missa (SNL):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

Escutai, Senhor, a oração do vosso povo
Mostrai-nos, Senhor, o vosso amor
Deus omnipotente, vinde em nosso auxílio
 
COM 179
COM 178

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
 
Salmo Responsorial
Comunhão
 
Pós-Comunhão
 
Eu venho, Senhor, à vossa presença
Eu venho, Senhor, à vossa presença
Mostrai-nos o vosso amor
Felizes os que moram  em vossa casa
Quem come a minha carne
Ide por todo o mundo e anunciai
Dai graças ao Senhor
457
458
629-630
488
837-839
534-538
334.335

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site