XV Domingo do Tempo Comum

Ano C | 13 de julho de 2025

O Senhor fala-nos “de muitas e variadas formas”. A voz de Deus manifesta-se nos mais insignificantes acontecimentos. Todas as coisas são imagens de Deus, se bem que imperfeitas. Em todas elas sé Cristo que opera e nelas se comunica. Interroguemo-nos, pois, sobre a atenção que nos tem merecido essa voz de Deus e, muito particularmente, a Palavra ouvida e lida na Sagrada Liturgia.
A 1ª leitura é do Livro do Deuteronómio. Quando rezamos, temos a impressão de que o Senhor não nos ouve, ou pelo menos não nos fala. Procuramos Deus longe do homem, quando Ele está não apenas na Palavra que agora ouvimos, mas também as pessoas que encontramos e nos acontecimentos do dia-a-dia. Quantas vezes nos escusamos ao cumprimento dos mandamentos, alegando que isso está acima das nossas forças, ou que não sabemos o que o Senhor nos pede. Esta leitura indica-nos o caminho a seguir.
A 2ª leitura é de S. Paulo aos Colossenses. O homem, quando domina as forças do universo, tem por vocação colaborar na obra criadora de Deus, completando-a. O universo há-de ser espelho de Deus. Mas só Cristo é a imagem perfeita do Pai. Deste modo as coisas do universo – realidades terrestres – e o próprio homem encontram n’Ele o único meio de reconciliação.
A 3ª leitura, o Evangelho, é segundo S. Lucas. Um homem, conhecedor das Sagradas Escrituras, aproxima-se de Jesus e pergunta-Lhe quem, é o seu próximo. Todos conhecemos a respostas de Jesus dada num a parábola. Por ela Jesus diz-lhe: “o teu próximo são todos os homens, sem distinção de classe, raça ou posição social”. “Aquele que precisa da tua amizade, da tua palavra, do teu conforto, esse é o teu próximo”. A resposta dada ao doutor da lei é para todos nós, discípulos de Cristo. “Vai e faz o mesmo, tu também”.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do siteutilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

Salmo responsorial

M. Luís

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano C – Pág. 210 a 214

Pós-comunhão

A. Oliveira

Ver ainda CNL: 457.458.488.837.838.839.854.378.379.380

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019), e os Cânticos do Ordinário da Missa (SNL):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
 
Salmo Responsorial
  
  
Comunhão
 
  
Pós-Comunhão
 
 
 
 
Eu venho, Senhor, à vossa presença
Eu venho, Senhor, à vossa presença
Procurai, pobres, o Senhor
Os preceitos do Senhor alegram o coração
LIVRO DO SALMISTA Ano C
A semente é a palavra de Deus
Quem come a minha carne
Felizes os que moram em vossa casa
Alegrem-se os céus
Dai graças ao Senhor
Ide por todo o mundo e anunciai
Recebemos do Senhor
Dou-vos um mandamento novo
457
458
  
  
210 a 214
837-839
154
488
196
334.335
534-538
854
378.379.380

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site