Domenico Ghirlandaio | Nascimento de João Baptista (Capela Tornabuoni - Santa Maria Novella - Florença

Nascimento de S. João Baptista

24 de Junho de 2024

João Baptista é o único santo, com a Virgem Maria, de quem a Liturgia celebra o nascimento para a terra. Isso se deve à missão única, que, na História da Salvação, foi confiada a este homem, santificado no seio de sua mãe, pela presença do Salvador, que mais tarde dele fará um belo elogio.

A 1ª leitura é do Livro do Profeta Isaías. A Liturgia coloca nos lábios de João Baptista as palavras de um profeta, encarregado por Deus, durante o exílio de Babilónia, de anunciar que a salvação se destinava a todos os povos. João Baptista, não apenas proclamou a universallidade a salvação como também indicou a toda a humanidade o Salvador presente no mundo.

A 2ª leitura é do Livro dos Actos dos Apóstolos. João Baptista, ao preparar os caminhos do Salvador, evitou equívocos e confusões, de modo que os seus discípulos não se enganassem, quer quanto ao seu baptismo, quer quanto à sua pessoa. Também não é nele que se encontra a salvação; ela só se encontra em Jesus Cristo.

A 3º leitura, o Evangelho, é de S. Lucas. No momento da circuncisão, manifestam-se claramente os desígnios de Deus, a respeito do filho de Zacarias. Como indica o nome, ele anunciará a misericórdia de Deus. João, “dom de Deus”, e o seu nascimento anunciam uma graça ainda maior – a vinda do Salvador.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu a esse pedido.

*** *** ***

O nosso guia mais seguro para a vida de S. João, desde que foi concebido, é o texto dos Evangelhos. «Nos dias de Herodes, rei da Judeia, existiu um sacerdote chamado Zacarias, da turma de Abiã, cuja esposa era da descendência de Aarão e se chamava Isabel. Eram ambos justos diante de Deus, cumprindo irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor. Não tinham filhos, pois Isabel era estéril e os dois de idade avançada» (Lc 1, 5-7). Pouco sabemos dos antepassados de João. Lucas informa-nos unicamente que Zacarias era, como seu pai, sacerdote judaico, isto é, descendente de Aarão. Como havia 24 classes de sacerdotes, cada classe servia apenas duas vezes por ano. […]

Assim começa o capítulo sobre o nascimento de S. João Batista, na obra «Santos de cada dia – Maio, junho, julho e agosto». Pode completar estes breves acenos à sua vida lendo a obra publicada pelo Secretariado Nacional do Apostolado da Oração – 4ª edição, revista e atualizada por António José Coelho, S.J., Editorial A.O., Braga 2003 (páginas 212-213).

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

Salmo responsorial

A. Oliveira

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano C – págs. 293 a 297

Comunhão

A. Cartageno

Pós-comunhão

M. Luís

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
  
Salmo Responsorial
Comunhão
  
Pós-Comunhão
Quem poderá subir
VIG-Desde o meu nascimento
DIA-Eu Vos dou graças
Bendito seja o Senhor (Ben)
Os santos resplandecem
Cantai ao Senhor um cântico novo
847
348
466
A. Cartageno
786
271

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site