S. Francisco Xavier
Presbítero (1506-1552) | Padroeiro das Missões
3 de dezembro de 2024
«Não é muito alto nem muito pequeno. O seu porte é nobre sem afetação, e os seus olhos fixos continuamente no céu e humedecidos pelas lágrimas. Aos seus lábios assoma perpétuo sorriso; as suas palavras são poucas, mas comovem até fazerem chorar». Esta é a imagem de Xavier que mantinha fresca na sua imaginação o Padre Baltasar Barreto, ao escrever da Índia, no ano de 1548.
Nas profundidades dos seus olhos negros encerravam-se as aspirações duma alma grande, que no Oriente inteiro encontrou cárcere estreito para as suas ânsias de apostolado.
Tinha nascido …
A parte restante da biografia encontra-se publicada em «Santos de cada dia – setembro – outubro – novembro – dezembro», Secretariado Nacional do Apostolado da Oração – 4ª edição, revista e atualizada por António José Coelho, S.J., Editorial A.O., Braga 2003 (páginas 356-359), que aqui mesmo, com a devida vénia, reproduzimos. Lá se lê este parágrafo, antes da conclusão:
«Ordenadas numa linha, as suas viagens dariam três vezes a volta à terra. O Santo morreu aos 46 anos de idade e só empregou 10 para execução dos seus prodigiosos trabalhos. Foi precisamente o tempo que empregou César para sujeitar e devastar as Gálias. E o mesmo que empregou Alexandre para fundar um império. Sonhou penetrar no coração da índia e chegar aos mares do Oriente; era pequeno conquistador para empresa tão grande. S. Francisco Xavier, sem mais armas do que a sua cruz e o seu breviário, chegou mais além que os sonhos de Alexandre. Se o guerreiro tivesse podido conhecer o Santo, teria tremido de admiração diante dele; e até o seu mestre, o grande estagirita Aristóteles, teria caído de joelhos para beijar aquela mão que fez chegar o cetro de Cristo a milhares de homens».
Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE
Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.
Programa
Cânticos
Autor
Observação
Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):
- Acto penitencial – números 11-26
- Glória – números 27-31
- Aleluia – números 44-57
- Santo – números 89-97
- Cordeiro de Deus – números 114-123.
Como curiosidade, mas também para apreciação e aprofundamento, eis as páginas do Missal Quotidiano e Vesperal publicado em Bruges (Bélgica, em 1936), referentes a este dia e toda a abrangente apresentação (resumo) do tempo depois de Pentecostes (exposição dogmática) – páginas 803-825 desse precioso Missal.
Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.
Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos
Pode encontrar outros cânticosno site