A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Santo Isidoro de Sevilha, Bispo – Doutor da Igreja (556-636)

04/04/2022

Bartolomé Esteban Murillo (1655 – Catedral de Sevilha)

Se bem que alguns historiadores julguem que Santo Isidoro nasceu em Cartagena, o mais seguro é que tenha visto a luz em Sevilha, pelo ano de 556. […] A lenda apresenta-nos um menino que, acobardado pelas repreensões e vencido pelo desalento, sentindo-se incapaz de meter a lição na cabeça, foge da escola e põe-se a andar sem rumo pela margem do Guadalquivir. Cansado e sedento, senta-se na margem dum poço e começa a contemplar, dentro, uns canaizinhos na pedra. Uma mulher que vem buscar água encontra-o pensativo e explica-lhe: as gotas de água, caindo um dia atrás doutro no mesmo sítio, abriram aqueles orifícios. “Então, diz o biógrafo do século XII, o menino pensou que, se a água caindo lentamente pode vencer a dureza da pedra, também o seu espírito rebelde e duro poderia receber os vestígios do ensino”.

No início do séc. VII, Isidoro é eleito por unanimidade bispo de Sevilha. Em 619 reúne e preside o Sínodo II hispalense ou sevilhano, e em 633 assiste ao IV Concílio toletano, a que também preside. E morreu a 4 de abril de 636. Estes são os puros factos, inteiramente certos da sua vida.

[…] Como sábio, o seu mérito consistiu em salvar a cultura antiga do naufrágio universal que a ameaçava com a invasão dos bárbaros. Foi pedagogo não só do reino, mas do mundo inteiro. É tesouro imenso aquilo que passou por sua mão invadindo a posteridade, que o escuta agradecida, o venera, o lê e o admira. […]

Um texto antigo pinta-o com estas palavras: “Foi largo nas esmolas, insigne na hospitalidade, sereno de coração, verdadeiro nas palavras, justo nos juízos, assíduo na pregação, afável no exortar, habilíssimo para ganhar as almas para Deus, cauto na exposição das Escrituras, sábio no conselho, humilde no vestir, sóbrio na mesa, pronto a dar a vida pela verdade e eminente em toda a classe de bondades”. […]

Pode ler a biografia integral – e as dos outros santos destes meses – em:
JOSÉ LEITE, SJ (Organização de), “Santos de Cada Dia” I – Janeiro, Fevereiro, Março e Abril | 4ª edição revista e atualizada por António José Coelho, SJ, Editorial A.O. Braga 2003.

____________

Contributos para celebrar a Liturgia das Horas de outros santos deste mês de Abril:  AQUI