- Este evento já decorreu.
Santo Ambrósio, Bispo, Doutor da Igreja (c. 339-397)
07/12/2022
Talvez nenhum bispo tenha gozado em vida de maior prestígio e autoridade do que Santo Ambrósio. Autoridade moral que lhe mereciam a nobreza do carácter, a santidade da vida, a energia e retidão do proceder, e também a ciência, o conhecimento nas matérias e a prudência no governo.
Antes de ser bispo tinha sido governador das regiões italianas Emília, Lácio e Milão; antes de estudar teologia tinha estudado direito. Espírito eminentemente prático e, como bom romano, ponderado, tinha o sentido da justiça, suavizado pela caridade cristã. Todos os que tratavam com ele ficavam como que hipnotizados pelo influxo mágico da pessoa e da palavra. […]
Santo Agostinho, que ia muitas vezes ter com ele, antes de se converter, para se instruir sobre o Cristianismo, diz que lhe era difícil chegar até ele, «porque um exército de necessitados impedia que eu chegasse à sua presença. Era o enfermeiro das necessidades deles». Algumas vezes, encontrou-o só, mas embrenhado na leitura dos livros; não se atrevia então a interromper-lhe a meditação. «Sentava-me e, depois de passar longo tempo a contemplá-lo em silêncio – quem se atreveria a perturbar atenção tão profunda? – retirava-me pensando ser cruel incomodá-lo no pouco tempo que ele se reservava para concentrar o espírito no meio do tumulto dos negócios».