
Santo Afonso Maria de Ligório – Bispo, Doutor da Igreja
Agosto 1

Distinguia-se sua mãe pela prática da piedade e mortificação. Foi batizado o nosso Santo, com o nome de Afonso Maria, a 29 de Setembro de 1696. Nasceu no dia 27. em Marianela, povoação pouco distante de Nápoles.
Quanto viria a ser grato a Deus e aos homens, assim lho predisse S. Francisco de Jerónimo, da Companhia de Jesus, dirigindo-se à mãe: «Este menino morrerá velho, muito velho; não morrerá antes dos noventa anos; será bispo e fará grandes coisas por Jesus Cristo». Com que submissão e docilidade acudia Afonso a receber de sua mãe as salutares instruções que lhe dava! Fugindo dos jogos da puerícia, amou desde logo o retiro e o silêncio.
Passados os anos da infância, foi confiado à direção do padre Tomás Pagano, sacerdote da Congregação do Oratório de S. Filipe Néri, homem de provada virtude e doutrina. Confessava-se duas vezes por semana e começou bem cedo a saborear a oração, a frequentar as igrejas e a venerar com filial respeito a Santíssima Virgem.
Este é o início da página dedicada à festa hodierna, no II volume da obra «Santos de cada dia – Maio, junho, julho e agosto», que aqui transcrevemos com a devida vénia. Pode lê-la integralmente na obra publicada pelo Secretariado Nacional do Apostolado da Oração – 4ª edição, revista e atualizada por António José Coelho, S.J., Editorial A.O., Braga 2003 (páginas 379-381).