
- Este evento já decorreu.
S. Tomás Becket, Arcebispo (1117-1170)
29/12/2023
Em 1155, Henrique II, rei de Inglaterra e de parte da França, nomeou seu chanceler Tomás Becket. Oriundo da Normandia, senhor de grande riqueza, era considerado um dos homens de maior capacidade do seu tempo. Compararam-no a Richelieu, com o qual na realidade se parecia, pelas qualidades de homem de Estado e amor das grandezas. Ficou célebre a visita que fez, em 1158, a Luís VII, rei de França.
Tendo atravessado a Mancha em seis fragatas, com dois mil homens, Tomás Becket tomou o caminho de Paris, passando por várias cidades, precedido de duzentos e cinquenta músicos, rodeado de numerosos galgos e seguido de oito coches, puxados a seis cavalos cada um. Seguiam-se vários carros, com o seu quarto de cama, cozinha, capela e baixela; depois, em soberbos alazões, centenas de escudeiros, cercando a fina flor da nobreza, recamada de oiro e prata.
Quando vagou a sé de Cantuária, Henrique II nomeou para ela o chanceler. Tomás foi ordenado sacerdote a 1 de Junho de 1162 e sagrado bispo dois dias depois. Desde então, passou a ser a pessoa mais importante a seguir ao rei e mudou inteiramente de vida, convertendo-se num dos prelados mais austeros.
Convencido de o cargo de primeiro-ministro e o de príncipe da Inglaterra serem incompatíveis, pediu a demissão de chanceler, o que descontentou muito o rei. Henrique II ficou ainda mais aborrecido quando, em 1164, por ocasião dos «concílios» de Clarendon e Northampton, o arcebispo tomou o partido do Papa contra ele. Tomás viu-se obrigado a fugir, disfarçado em irmão leigo, e foi procurar asilo cm Compiègne, junto de Luís VII.
A parte final da breve biografia deste Santo encontra-se na página 450 do III volume da obra «Santos de cada dia – Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro», publicado pelo Secretariado Nacional do Apostolado da Oração – 4ª edição, revista e atualizada por António José Coelho, S.J., Editorial A.O., Braga 2003.
…………..