A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

S. Lourenço, Mártir (+ 258)

Agosto 10

Filippo Lippi, Museus do Vaticano – Capela de Sixto V (Capela Nicolina): Cenas da vida da São Lourenço (distribuição de esmolas)
Filippo Lippi, Museus do Vaticano – Capela de Sixto V (Capela Nicolina): Cenas da vida da São Lourenço

O papel dos diáconos na primitiva Igreja era de suma importância, comparável em muito àquele que hoje desempenham os Cardeais da Cúria. Havia sete que ajudavam em tudo o Romano Pontífice, especialmente na celebração dos divinos mistérios.

O Arcediago ou primeiro dos diáconos era a personagem mais importante, logo abaixo do Papa; administrava todos os bens da Igreja. Tudo o que é temporal dependia dele: dirigia a construção dos cemitérios, recebia as esmolas e conservava os arquivos. Dele dependiam em grande parte todo o clero romano, os confessores da fé, as viúvas, os órfãos e os pobres. […]


Este é o início da página dedicada à festa hodierna. Pode ler a parte restante da bela biografia deste mártir dos primórdios da Igreja publicada no II volume da obra «Santos de cada dia – Maio, junho, julho e agosto», que aqui transcrevemos com a devida vénia. Pode lê-lo integralmente na obra publicada pelo Secretariado Nacional do Apostolado da Oração – 4ª edição, revista e atualizada por António José Coelho, S.J., Editorial A.O., Braga 2003 (páginas 407-408).