- Este evento já decorreu.
S. Leão I, o Magno, Papa, Doutor da Igreja (+ 461)
10/11/2024
A história conhece-o pelo sobrenome de Magno ou Grande. Oriundo da Toscana, era diácono da Sé Apostólica no tempo de Celestino I e pessoa estimadíssima. João Cassiano, no prólogo da obra sobre a encarnação do Senhor, composta no ano de 440 a pedido do mesmo S. Leão, chama-lhe «ornamento da Igreja romana e do divino ministério». […]
Tinha os talentos do homem de Estado, um coração nobre e magnânimo, coragem e tenacidade a toda a prova. Não parou ao defender os dogmas da Encarnação e da Trindade, tanto contra os arianos, para quem Jesus era um homem divino, como contra os monofisitas, para quem o Filho de Deus apenas tomara a aparência da nossa natureza. Restringiu a autonomia das Igrejas particulares e impediu que Bizâncio, onde residia o Imperador, confiscasse em seu proveito o primado romano. É sabido também como, apre¬sentando-se diante de Átila (452), o dissuadiu – por meio dum tributo, evidentemente! – de ir pilhar, incendiar e destruir, talvez para sempre, a Cidade Eterna. O Concílio de Calcedónia foi o triunfo da doutrina e da autoridade do grande pontífice. Os 500 bispos que o Imperador convocara, para resolverem sobre a questão do monofisismo, limitaram-se a ler a carta papal, exclamando ao mesmo tempo: «Roma falou por meio de Leão, a causa está decidida; causa finita est».
*** *** ***
Leia a parte restante da biografia deste Santo no III volume da obra «Santos de cada dia – Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro», publicado pelo Secretariado Nacional do Apostolado da Oração – 4ª edição, revista e atualizada por António José Coelho, S.J., Editorial A.O., Braga 2003 (páginas 266-267).
[Em 2024 esta Festa coinidecom o XXXII Domingo do Tempo Comum]