A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Primeiro Domingo da Quaresma

Março 9

Tentações de Jesus no deserto – Mosaico na Catedral de Monreale (Palermo – Sicília)

A nossa vida não é senão um permanente confronto com as potências do mal. Estamos no centro do combate e, a cada momento, temos de nos decidir entre o pecado e a graça, o mal e o bem, Satanás e Deus. Mas com Cristo, que venceu o mal, também nós venceremos.
A 1ª leitura, do Livro do Deuteronómio, é a profissão de fé do povo eleito, na altura da oferta dos primeiros frutos da terra,. Por ela o povo eleito reconhece que tudo vem de Deus. Mas este gesto é acompanhado duma autêntica profissão de fé, em que se recapitulavam os acontecimentos mais importantes da História da Salvação.
Na 2ª leitura, de S. Paulo aos Romanos, é-nos dito que só a fé em Cristo Ressuscitado, proclamada com alegria e vivida até às últimas consequências, nos dá a salvação.
A 3ª leitura, de S. Lucas, fala-nos das tentações de Cristo. A tentação no Deserto foi o começo de uma luta contra o Demónio, que se prolongará por toda a vida, atingindo o auge com a Morte em Jerusalém. Como a de Cristo, a vida do cristão conhece também a prova da tentação. Mas poderá sempre ser invencível. É que Cristo Ressuscitado, que venceu definitivamente o mal, ficou na Eucaristia, para nos comunicar esse poder.

***************************