Santo Inácio de Loiola, Fundador (1491-1556)
Rut María García Martínez | Visão de Santo Inácio (Universidade de Valência) «Tinha alma maior que o mundo», diz Gregório XV na Bula de canonização e, na oração litúrgica do Santo, diz a Igreja que o Santo teve como missão propagar a maior glória do seu nome. A característica do ideal apostólico de Santo Inácio ... Ler mais Santo Inácio de Loiola, Fundador (1491-1556)
Dedicação de Santa Maria Maior (das Neves)
Interior da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma: teto em caixotões de madeira e mosaico na concha da ábside, representando a coração de Maria, com episódios do nascimento e da vida de Cristo Santa Maria Maior é a grande igreja mariana de Roma. Chama-se maior desde o século VII ou IX, por causa da ... Ler mais Dedicação de Santa Maria Maior (das Neves)
S. Maximiliano Maria Kolbe, Mártir (+ 1941)
A 10 de outubro de 1982, o papa João Paulo II canonizou este seu compatriota, já beatificado por Paulo VI em 1971. Se o nome de Kolbe é bem conhecido, muitos aspetos da sua personalidade e do seu apostolado são ainda ignorados por muitos. Antes de morrer no campo de concentração de Auschwitz, num dom ... Ler mais S. Maximiliano Maria Kolbe, Mártir (+ 1941)
Santa Beatriz da Silva, Fundadora (1426-1490)
Fachada do Lar Santa Beatriz da Silva, em Fátima Foi canonizada a dia 3 de outubro de 1976, depois de ter sido beatificada em 1926, por Pio XI. Paulo VI, ao canonizá-la, disse: «Beatriz da Silva nasceu em Ceuta, cidade do Norte de África, nessa época sob o domínio da coroa de Portugal. O feliz ... Ler mais Santa Beatriz da Silva, Fundadora (1426-1490)
S. Bernardo, Doutor da Igreja (1094-1153)
Filippino Lippi, Aparição da Virgem Maria a S. Bernardo (1482-86) – Badia Florentina (Florença) Bernardo, confessor e doutor da Igreja, nasceu em Fontaine-les-Dijon, França, no ano de 1094, e morreu em Claraval, em 1153. Foi o terceiro dos sete filhos duma nobre família borgonhesa. Aos nove anos entrou na escola de Chatillon-sur-Seine, que dirigiam uns ... Ler mais S. Bernardo, Doutor da Igreja (1094-1153)
Santa Mónica (+ 387)
Benozzo Gozzoli, Morte de Santa Monica – San Gimignano, Convento de Santo Agostinho A história de Santa Mónica é o exemplo mais palpável de quanto pode uma mãe na educação dos filhos e de quanto deve a Igreja às mães cristãs. Santo Agostinho confessa que, depois de Deus, tudo deve a sua mãe. Por isso, ... Ler mais Santa Mónica (+ 387)
Martírio de S. João Baptista
Michelangelo Merisi da Caravaggio, Salomè com a cabeça de João Battista (1609) – Palazzo Reale, Madrid Quando S. João Baptista — o ilustre precursor do Messias — abandonou o deserto, para que se tinha retirado por inspiração do Espírito Santo, foi para as margens do rio Jordão, onde começou a batizar e pregar penitência, dispondo ... Ler mais Martírio de S. João Baptista
S. Gregório Magno – Papa, Doutor da Igreja
Fachada da igreja de S. Gregório al Celio, em Roma A cathedra de mármore, talvez uma réplica de um original helénico, encontra-se na stanza di S. Gregorio, na igreja. Gregório I, nascido cerca do ano de 540, encontra-se como linha divisória entre a Idade Antiga e a Idade Média. A sua veneranda figura ergue-se como ... Ler mais S. Gregório Magno – Papa, Doutor da Igreja
Nossa Senhora das Dores
Havia duas festas das Dores de Maria. Uma que foi instituída em Colónia, durante o século XV, por um piedoso arcebispo, Tierri de Meurs, a fim de reparar os ultrajes praticados pelos Hussitas contra as imagens da Santíssima Virgem, era celebrada na sexta-feira da semana da Paixão, semana imediatamente anterior à Semana Santa. Mais tarde, ... Ler mais Nossa Senhora das Dores
S. Cornélio (Papa) e S. Cipriano (Bispo), mártires
Sucedeu S. Cornélio a S. Fabião, mártir do ano de 250, no tempo em que a perseguição de Décio contra a Igreja era tão violenta que se passaram catorze meses, desde o martírio de S. Fabião (20-01-250), sem se poderem congregar os fiéis para proceder à eleição do papa. Quando foi possível, todos de unânime ... Ler mais S. Cornélio (Papa) e S. Cipriano (Bispo), mártires