S. Justino, Mártir (103-167)
Justino, filho de Prisco, nasceu em 103, na Palestina, na cidade de Siquém. Nascido nas trevas do paganismo, cursou as escolas filosóficas da sua terra e dedicou-se especialmente ao estudo do pensamento de Platão. Para conseguir aprofundar cada vez mais o sistema do grande sábio grego, retirou-se para um ermo. Um dia apresentou-se-lhe um ancião, ... Ler mais S. Justino, Mártir (103-167)
S. Barnabé, Apóstolo
Paulo chama constantemente a S. Barnabé apóstolo, designação que a liturgia lhe conservou. S. Barnabé recebeu na verdade um chamamento especial para a evangelização nos primeiros anos da Igreja. O próprio Deus, pela boca de S. Lucas, no-lo apresenta como homem bom, cheio de fé e do Espírito. Era judeu da tribo de Levi, que ... Ler mais S. Barnabé, Apóstolo
Beatas Sancha, Teresa e Mafalda
Não era só nos mosteiros e conventos que se refugiava e florescia a santidade da nossa Idade Média. Também no palácio real, três filhas de D. Sancho I (1154-1211) surgiram como três plantas eleitas de Deus que, bem fidalgamente, souberam ataviar-se com a riqueza e beleza das virtudes cristãs, para ficarem de exemplo aos reis ... Ler mais Beatas Sancha, Teresa e Mafalda
Santo Ireneu, Bispo de Lião (+ 202)
A 2 de Junho celebrámos os mártires de Lião, imolados no ano de 177. Os sobreviventes, impressionados com a perturbação que despertava o movimento profético montanista, nascido na Ásia Menor, enviaram cartas aos irmãos da Ásia e da Frigia, assim como a Santo Eleutério, bispo de Roma, papa. E pediram a Ireneu que lhes servisse ... Ler mais Santo Ireneu, Bispo de Lião (+ 202)
Os primeiros Mártires da Igreja de Roma (+ 64-67)
Na Praça de S. Pedro, no Vaticano, e nas vizinhanças, deram-se os horrores da perseguição de Nero. Estamos no local dos jardins de Agripina, mulher de Germânico, os quais dela passaram para o filho, Calígula, e assim deram entrada no património imperial. Calígula construiu neles um circo e um lago (naumaquia), e o filho doutra ... Ler mais Os primeiros Mártires da Igreja de Roma (+ 64-67)
Santa Isabel, Rainha de Portugal (1270-1336)
Segundo parece mais provável, nasceu em princípios de 1270, filha do rei D. Pedro III de Aragão e da rainha D. Constança. Onde? Em Saragoça? Em Barcelona? Não sabemos ao certo. Casou-se em 1282 com D. Dinis, rei de Portugal, assinando o diploma matrimonial em latim. Esta frágil criatura de cabelo dourado e 12 anos ... Ler mais Santa Isabel, Rainha de Portugal (1270-1336)
Nossa Senhora do Carmo
Simão Stock era inglês e pertencia a uma ilustre família do condado de Kent. Favorecido desde criança com graças extraordinárias, aos 12 anos de idade foi conduzido pelo espírito de Deus a um deserto, onde vivia em austera penitência; servia-lhe de morada o tronco duma árvore, donde lhe veio o sobrenome de Stock, que em ... Ler mais Nossa Senhora do Carmo
S. Joaquim e Santa Ana
Giotto | Encontro de Joaquim e Ana na Porta de Ouro – Capella degli Scrovegni, Pádua (1303-1305) Dos pais da Santíssima Virgem nada nos transmitiram os escritos inspirados do Novo Testamento. O pouco que sobre eles conhecemos deve-se a vários livros apócrifos, como o Proto-Evangelho de S. Tiago, o Pseudo-Mateus e o Evangelho de Maria, ... Ler mais S. Joaquim e Santa Ana
Santo Inácio de Loiola, Fundador (1491-1556)
Rut María García Martínez | Visão de Santo Inácio (Universidade de Valência) «Tinha alma maior que o mundo», diz Gregório XV na Bula de canonização e, na oração litúrgica do Santo, diz a Igreja que o Santo teve como missão propagar a maior glória do seu nome. A característica do ideal apostólico de Santo Inácio ... Ler mais Santo Inácio de Loiola, Fundador (1491-1556)
Dedicação de Santa Maria Maior (das Neves)
Interior da Basílica de Santa Maria Maior, em Roma: teto em caixotões de madeira e mosaico na concha da ábside, representando a coração de Maria, com episódios do nascimento e da vida de Cristo Santa Maria Maior é a grande igreja mariana de Roma. Chama-se maior desde o século VII ou IX, por causa da ... Ler mais Dedicação de Santa Maria Maior (das Neves)