Santos Fundadores da Ordem dos Servitas
Os sete Santos Fundadores dos Servitas (séc. XIII) No século XIII, andando os mais cultos povos da Itália divididos pelo cisma de Frederico II, e pelas sanguinolentas lutas das facções políticas, quis Deus, na sua misericórdia e providência, suscitar, além doutros varões ilustres pela santidade, sete nobres de Florença que, unidos entre si pela caridade, ... Ler mais Santos Fundadores da Ordem dos Servitas
S. Teotónio, Primeiro Prior de Santa Cruz de Coimbra (1082-1162)
Estátua de S. Teotónio (Valença do Minho) Este ano, nesta data, a Igreja celebra a Liturgia da Quinta-feira depois das Cinzas, mas pode celebrar-se a memória de S. Teotónio. * Na Diocese de Coimbra (Cidade de Coimbra) e na Diocese de Viana do Castelo – Pode celebrar-se a memória de S. Teotónio, Padroeiro secundário, como ... Ler mais S. Teotónio, Primeiro Prior de Santa Cruz de Coimbra (1082-1162)
São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto
Este ano, nesta data, a Igreja celebra a liturgia do Sábado depois das Cinzas, mas pode celebrar-se a memória de Ss. Francisco e Jacinta Marto e, na Diocese de Leiria-Fátima, é dia Festa. Das curtas vidas de Francisco e de Jacinta Marto, «as duas candeias que Deus acendeu para iluminar a humanidade nas suas horas ... Ler mais São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto
S. Pedro Damião, Doutor da Igreja, bispo (1007-1072)
Pietro de Cortona | S. Pedro Damiani apresenta a Regra de Camaldoli à Virgem Maria, 1629-30 (Toledo – Museu de Arte) Nascido em Ravena, Itália, no ano de 1007, este futuro cardeal e doutor da Igreja teve começos extremamente modestos. Sendo o último duma numerosa série de filhos, a mãe recusou-se a amamentá-lo. Morreu pouco ... Ler mais S. Pedro Damião, Doutor da Igreja, bispo (1007-1072)
S. Policarpo, Bispo, mártir (+ por 155)
Policarpo foi discípulo de S. João Evangelista e foi Bispo de Esmirna, na Turquia, e Mártir. «Policarpo, diz Santo Ireneu no Tratado das Heresias, não só foi ensinado pelos Apóstolos e conversou com muitos que tinham conhecido em vida a Jesus Cristo, mas deveu aos mesmos Apóstolos a sua eleição para Bispo de Esmirna, na ... Ler mais S. Policarpo, Bispo, mártir (+ por 155)
S. Casimiro, Confessor (1458-1484)
Nasceu em 1458. Teve como preceptor João Dugloss, bispo de Lemberg, e, embora tivesse mostrado boa aptidão para o estudo e conscienciosa aplicação, foram sobretudo as lições espirituais que ele aproveitou. Deu desde muito cedo a impressão de pretender seguir o caminho da santidade, manifestando-se indiferente às honras e prazeres, vigiando os sentidos, chorando ao ... Ler mais S. Casimiro, Confessor (1458-1484)
Santas Perpétua e Felicidade, Mártires (+ 203)
Numa perseguição que se desencadeou em Cartago, foram presos nesta cidade cinco catecúmenos, entre os quais uma escrava chamada Felicidade e uma mulher, ainda nova e de posição, chamada Perpétua. A primeira estava grávida de oito meses e a segunda tinha uma criança de peito. Receberam o batismo enquanto estavam presas. Permitiram a Perpétua que ... Ler mais Santas Perpétua e Felicidade, Mártires (+ 203)
São João de Deus, Fundador da Ordem dos Irmãos Hospitaleiros (1495-1550)
João Cidade, fundador da Ordem dos Irmãos hospitaleiros, nasceu em Montemor-o-Novo, Portugal, em 1495, e morreu em Granada, Espanha, a 8 de março de 1550. Tinha oito anos quando, ao ouvir as descrições dum peregrino, sendo sonhador e ambicioso de novidades, se lançou no desconhecido e penetrou em terras de Espanha; atravessou o Guadiana e ... Ler mais São João de Deus, Fundador da Ordem dos Irmãos Hospitaleiros (1495-1550)
Santa Francisca Romana, Religiosa (1384-1440)
Nasceu Santa Francisca em 1384 e morreu em 1440. A sua história confunde-se com a da Cidade Eterna naquela época. Roma estava dividida em dois bandos que se guerreavam encarniçadamente. Os Orsini, em cuja facão ocupava elevado posto Lourenço de Ponziani, lutavam em favor do Papa, ao passo que os Colonna, seus adversários, apoiavam Ladislau ... Ler mais Santa Francisca Romana, Religiosa (1384-1440)
São Patrício, Bispo (+ por volta de 461)
Seu pai, o diácono Calpúrnio, tinha uma quinta à beira-mar, no País de Gales. Pelo ano de 404, os piratas saquearam-na e apoderaram-se de Patrício, com dezasseis anos então. Venderam-no a um ilhéu que, durante seis anos, o empregou a guardar rebanhos. Ao mesmo tempo, muito orou e meditou. Em virtude duma visão que teve ... Ler mais São Patrício, Bispo (+ por volta de 461)