A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Apresentação da Virgem Santa Maria no Templo

21/11/2023

Giotto | Capella degli Scrovegni (Pádua)
Tiziano Vecellio (Pieve di Cadore, 1480/85 – Venezia, 1576) | La presentazione della Vergine al Tempio con i confratelli della Scuola Grande della Carità – Apresentação de Nossa Senhora no Templo com os Irmãos da Escola Grande da Caridade – (tela, 335 x 775 cm, realizada expressamente para esta Sala, 1534-1538)

Nesta memória, a piedade litúrgica para com a Mãe do nosso Salvador julga poder referir-se a textos não canónicos. Os nossos Evangelhos, de facto, não falam da infância de Maria. Para satisfazerem piedosas curiosidades, foram ouvidos autores desconhecidos que nos forneceram amáveis pormenores sobre a vinda da Menina para o Templo de Jerusalém.
Contam essas antigas tradições que Joaquim e Ana, muito tempo sem filhos, vieram por fim a ter uma filha, Maria. Quando tinha três anos conduziram-na ao templo, onde ela ficou no serviço do Senhor e dedicando-se ao trabalho e ao estudo, principalmente da Sagrada Escritura. Isto leva-nos a pensar em Jesus com 12 anos, ficando no Templo a «ouvir e interrogar» os doutores. Maria devia ter o mesmo atrativo para o serviço do Pai do Céu. E a Bíblia (em particular Lc 2, 37) dá a entender que havia mulheres empregadas à volta do lugar sagrado. Maria penetra no Templo, oferece-se ao Senhor e a Ele se consagra para ser toda sua, e para sempre. […]
No dia 21 de novembro de 1964 o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.

*** *** ***

Pode ler a parte restante da página dedicada a esta Festa no III volume da obra «Santos de cada dia – Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro», publicado pelo Secretariado Nacional do Apostolado da Oração – 4ª edição, revista e atualizada por António José Coelho, S.J., Editorial A.O., Braga 2003 (páginas 306-307).

———————-