- Este evento já decorreu.
S. Teotónio, Primeiro Prior de Santa Cruz de Coimbra (1082-1162)
18/02/2022
Este ano, nesta data, a Igreja celebra a Liturgia da Quinta-feira depois das Cinzas, mas pode celebrar-se a memória de S. Teotónio.
* Na Diocese de Coimbra (Cidade de Coimbra) e na Diocese de Viana do Castelo – Pode celebrar-se a memória de S. Teotónio, Padroeiro secundário, como se indica na p. 33, n.9.
* Na Diocese de Viseu – S. Teotónio, presbítero, Padroeiro principal SOLENIDADE
* Na Ordem de São Domingos – Pode celebrar-se a memória de B. João de Fiesole ou B. Angélico, presbítero, como se indica na p. 33, n.9.
* Na Congregação das Irmãs Servas de Maria Reparadoras – SS. Sete Fundadores dos Servitas da Virgem Santa Maria – SOLENIDADE (transferida)
S. Teotónio, segundo a tradição, nasceu em 1082, em Ganfei, concelho de Valença, e foi batizado na igreja do convento de beneditinos daquela freguesia. No mesmo convento aprendeu as primeiras letras e doutrina cristã até aos 10 anos. Foi depois confiado aos cuidados do bispo de Coimbra, Crescêncio, seu tio paterno.
Por morte de Crescêncio, passou o santo à cidade de Viseu, onde foi ordenado presbítero. Desde que se viu investido na dignidade sacerdotal, não pensou senão em viver vida mais perfeita; e trabalhou incessantemente na salvação das almas.
Pouco depois, Gonçalo, bispo de Coimbra, sucessor de Crescêncio, constituiu-o prior da Sé de Viseu, que nesse tempo estava sujeita ao prelado de Coimbra. Ardendo em desejos de visitar a Terra Santa, deixou o priorado a um seu amigo…
[…]