Apresentação de Jesus no Templo (1554-1555).
Autor: Jacopo Robusti, chamado Jacopo Tintoretto (Venezia, 1519-1594). Tela, cm 237,2 x 296.  Venezia, Igreja de Santa Maria dei Crociferi (depois, Sacristia da Igreja dos Jesuítas) e, desde 1907, no Museu Gallerie dell’Accademia di Veneza.
Fonte da imagem (editada)

Apresentação do Senhor

2 de fevereiro de 2024

A festa que a Igreja hoje celebra tem o nome de Apresentação do Senhor no templo. E é também a Purificação de Nossa Senhora ou Senhora das candeias. É hoje o dia da bênção das velas (candeias) e em muitas igrejas, antes da celebração da Missa, organiza-se solene procissão, em que são levadas velas acesas, símbolos de Jesus Cristo que, apresentado a Deus no templo de Jerusalém pelo santo velho Simeão, foi saudado como a luz que veio para iluminar os povos.

Comemora-se o dia em que Maria Santíssima, em obediência à lei moisaica, se apresentou no templo do Senhor, quarenta dias depois do nascimento do divino Filho. Para melhor compreensão deste ato de Maria, sejam lembradas neste lugar duas leis que Deus impôs, no Antigo Testamento. A mulher que desse à luz uma criança do sexo masculino ficava privada de entrar no templo durante quarenta dias a seguir ao parto; e se a criança era menina, o tempo da purificação era de oitenta dias. Passado este tempo, devia apresentar-se no templo e oferecer um cordeirinho, duas rolas ou dois pombinhos, e entregar a oferta ao sacerdote, para que este rezasse sobre ela. Com esta cerimónia, a mulher era aceite outra vez na comunhão dos fiéis, da qual a lei a excluía por algum tempo, depois de ter dado à luz.

[…]

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Salmo responsorial

C. Silva

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano A – 274-278

Pós-comunhão

A. Oliveira

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL], publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Aclamação do Evangelho (Quaresma) – números 58-65
  5. Santo – números 89-97
  6. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

Iluminai-nos, Senhor, com a luz de Cristo
Iluminai, Senhor, o vosso povo
(nº 5)
CN79

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL], publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Aclamação do Evangelho (Quaresma) – números 58-65
  5. Santo – números 89-97
  6. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

Iluminai-nos, Senhor, com a luz de Cristo
Iluminai, Senhor, o vosso povo
(nº 5)
CN79

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
 
Salmo Responsorial
  
Comunhão
 
Pós-Comunhão
 
 
Recordamos, ó Deus
Com Maria e José
O Senhor do Universo
Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano A
Os meus olhos viram a salvação
Hoje ao templo do Senhor
Luz para todos os povos
A luz de Cristo ilumina
856
297
707
274-278
777
523
599
143.144

Como  curiosidade, mas também para conhecimento e apreciação, reproduzimos aqui algumas páginas do Missal Quotidiano e Vesperal, publicado em Bruges, na Bélgica, em 1936, referentes a esta Festa, celebrada então no Domingo da Oitava da Epifania.

A festa da Apresentação do Senhor era chamada nas igrejas orientais  “Festa do Encontro“ do Ungido de Deus com o seu povo. No Ocidente, a festa passou a ser conhecida a partir do século X como “Purificação da Bem-Aventurada Virgem Maria”, sendo assim incluída entre as festas de Nossa Senhora. Nasce, assim, o título de “Nossa Senhora da Purificação“. Entretanto, o que a Igreja essencialmente celebra neste dia é um mistério de Nosso Senhor e,  por isso , no calendário romano revisto em 1969, o nome da festa foi mudado para “Apresentação do Senhor”. [Ler +]

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site