Mosaico, séc. XIII | ábside da Basílica de S. Marcos (Veneza)

S. Marcos, Evangelista – Bispo

| 25 de abril |

Em geral, admite-se que o autor do segundo Evangelho e o Marcos, primo de Barnabé, de que se fala nos Actos e nas Epístolas, sejam uma só e a mesma personagem. Em favor desta identificação, eis o que se pode dizer a respeito do segundo Evangelista.

Marcos e Maria, sua mãe, habitavam em Jerusalém. Essa casa servia de local de reunião aos primeiros cristãos. Foi lá que S. Pedro encontrou um grupo compacto em oração, quando se escapou do cárcere em que o tinha encerrado Herodes Agripa. Contou­-lhes como o anjo do Senhor o libertara, depois fugiu para maior segurança e chegou a Cesareia. Marcos teve muitas vezes ocasião de se encontrar de novo com o chefe dos Apóstolos. Este chamava-lhe seu «filho», o que parece dar a crer que foi ele quem o converteu e baptizou.

As relações de S. Marcos e S. Paulo começaram por ser menos harmoniosas. Hou­ve um primeiro conflito quando da missão de Paulo e Barnabé na Ásia Menor (45). Tinham trazido Marcos com eles. Tudo correu muito bem até Perge, na Panfília. Aí dei­xou Marcos os seus companheiros seguirem viagem, e por sua parte regressou a Jerusa­lém. Quatro ou cinco anos mais tarde (50), tendo os dois apóstolos resolvido visitar de novo as Igrejas que tinham fundado na primeira viagem, Barnabé quis de novo levar consigo o primo, mas Paulo contradisse-o, de maneira que, não se resolvendo nenhum a ceder, Paulo foi da sua parte com Silas, e Barnabé da sua com Marcos.

Todavia, não se passou muito tempo sem que tudo se arranjasse. Durante o pri­meiro cativeiro de S. Paulo (63), Marcos está em Roma ao seu lado; e durante o segundo, é o próprio Paulo que pede a Marcos, então no Oriente, que venha ter consigo para o ajudar a converter os pagãos da Cidade eterna.

Os que pensam que Marcos foi, em seguida, pregar o Evangelho em Alexandria talvez não se enganem.

O lugar mais provável de promulgação do segundo Evangelho deve ter sido Roma, onde a cristandade era numerosa. Após a morte de Pedro, na perseguição de Nero, Mar­cos deve ter sentido a necessidade de fixar por escrito a sua catequese, isto entre os anos 65 e 70. Confirmam a origem romana do texto os muitos latinismos na redação grega, a contagem dos dias à romana, as moedas latinas, etc. Mas então em Roma falava-se mais o grego que o latim. Neste Evangelho, Jesus aparece mais humanizado que em S. Mateus: compadece-Se, admira-Se, indigna-Se, tem medo e angústia, etc. Isto, embora S. Marcos escreva para anunciar a Boa-Nova de Jesus Cristo ser o Filho de Deus (Mc 1, 1).

Fonte:
JOSÉ LEITE, SJ (Organização de), “Santos de Cada Dia” I – Janeiro, Fevereiro, Março e Abril | 4ª edição revista e atualizada por António José Coelho, SJ, Editorial A.O. Braga 2003.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do siteutilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

J. Santos

Salmo responsorial

M. Luís

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano A – Pág. 284-286

Comunhão

C. Silva

Pós-comunhão

M. Simões

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
 
Salmo Responsorial
 
Comunhão
 
Pós-Comunhão
 
Ide por todo o mundo, proclamai
Ide por todo o mundo e ensinai
Senhor, cantarei eternamente
Eu canto para sempre a bondade
Eu estou sempre convosco
Proclamai com alegria às nações
Povos da terra, louvai
Povos, batei palmas
536
538
907
435
438
827
822
823

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