A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

S. Basílio Magno (+379) e S. Gregório Nazianzeno, Bispos e doutores da Igreja

02/01/2023

Em Moscovo, na célebre e majestosa “Praça Vermelha”, que deve o nome à tona­lidade característica das construções que a fecham, levanta-se a catedral de São Basílio, constituindo um dos tesouros históricos e artísticos da metrópole russa. Antes de ser capital do Império dos Tzares e centro da União Soviética, Moscovo foi a Cidade Santa da Rússia, e tem no Kremlin, isto é, no “castelo”, os mais gloriosos monumentos da sua história e as igrejas dos Santos preeminentes.

Recordaremos os três “luminares da Capadócia”, região da Turquia, contemporâ­neos e entre si amigos, São Gregório Nisseno, seu irmão Basílio, e Gregório Nazianzeno. Nesta tríade luminosa, São Basílio constitui o astro mais resplandecente, que bem mere­ceu o título de “Grande”.

[…]

São Gregório Nazianzeno | Teólogo, Bispo de Nazianzo e Doutor da Igreja (+ 390)

Entre os “luminares da Capadócia”, Gregório de Nazianzo foi ao mesmo tempo homem de ação e de contemplação; filósofo e poeta; dividido, melhor incerto, entre a vida ativa e a vida ascética, entre a pregação e a meditação.

Nasceu duma família de Santos. Santo o pai, Gregório, o Velho, que foi depois Bispo de Nazianzo e conselheiro do filho; Santa a mãe, Nona, que trouxera o marido à conversão; Santa a irmã, Gorgónia; homem de muita consciência e alguns minutos santo o irmão, Cesário, médico, baptizado na hora da morte.

[…]

Estes são os primeiros dois parágrafos das breves biografias dos dois doutores da Igreja hoje comemorados, extraídos da obra «Santos de cada dia – I (Janeiro, Fevereiro, Março, Abril)» (páginas 13-15), e aqui transcritos, com a devida vénia. Leia integralmente essas biografias na referida obra, publicada pelo Secretariado Nacional do Apostolado da Oração – 4ª edição, revista e atualizada por António José Coelho, S.J., Editorial A.O., Braga 2003.

====================

Liturgia das Horas do mês de janeiro de 2023