- Este evento já decorreu.
S. Filipe e S. Tiago, Apóstolos
Maio 3
Filipe foi natural de Betsaida, na margem do lago da Galileia. Tinha casa, mulher e três filhas pequenas quando Jesus o chamou para o apostolado com aquele «segue-Me», que nos deixou S. João no Evangelho. Desde esse momento, Filipe não vive senão para Jesus e para a sua causa. […]
Tiago, o Menor, chamado assim pela estatura ou pela idade, tem um título que o torna credor de especial veneração: é parente do Senhor, segundo a carne. Nasceu em Caná, perto de Nazaré. Sua mãe, Maria, e seu pai, Cléofas, pertencem à mesma família que S. José. É talvez sobrinho de S. José por parte do pai. Tinha um irmão que se chamava Judas, distinto do traidor. Os dois foram escolhidos para o apostolado. Depois não se fala de S. Tiago, senão para ser dito que o Senhor lhe apareceu nos dias da Ressurreição.
Estes são alguns breves excertos do capítulo sobre a Festa dos Apóstolos Filipe e Tiago, extraídos do II volume da obra «Santos de cada dia – Maio, junho, julho e agosto», que aqui transcrevemos com a devida vénia. Pode lê-lo integralmente na obra publicada pelo Secretariado Nacional do Apostolado da Oração – 4ª edição, revista e atualizada por António José Coelho, S.J., Editorial A.O., Braga 2003 (páginas 18-19).