A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Santo Estanislau, Bispo – Mártir (1030-1097)

11/04/2022

Este grande defensor da moral católica, sobretudo no que respeita à pureza e santidade do matrimónio, nasceu em 1030, em Sezépanow da Polónia, perto de Cracóvia. O pai, Wielislau, era dos principais nobres do reino […]. Seguindo o conselho do Evangelho, distribuiu entre os pobres todas as riquezas e foi ordenado sacerdote. Por falecimento do bispo de Cracóvia, Lamperto, em 1072, foi destinado para lhe suceder e, desde então inicia uma vida mais austera ainda. Veste-se de cilício que nunca deixará até à morte; todos os anos visita a diocese, ordena que seja feita uma lista completa dos pobres e das viúvas para lhes prestar socorro e consagra-se de corpo e alma à reforma da sua grei. A empresa não era fácil, pois um dos abusos maiores vinha da corte, em particular do rei Boleslau II, príncipe ambicioso e valente, mas déspota e sensual, como os reis orientais da história antiga. Diante do capricho e da paixão do rei, não se encontrava vida segura, nem bens ou inocência em tranquilidade.

Numa assembleia plenária de magnates e prelados, levantou-se Estanislau a promulgar em voz alta o programa da moral católica e a defender os direitos da justiça e da santidade. […] Desde esse dia estava lavrada a sentença de morte. […] A 8 de maio de 1097, estava Estanislau a celebrar Missa numa capela dedicada a S. Miguel, nos arredores de Cracóvia. Chegavam até ao altar o ruído das armas e os gritos das pessoas enviadas pelo rei. O perigo era claro, mas o Santo prosseguiu a celebração. Aí mesmo, no altar, foi ferido de morte, ao que parece, por mão do Rei. […]

Gregório VII excomungou e depôs o rei. Este abdicou, converteu-se e veio a morrer sendo irmão leigo beneditino. Assim dizem os hagiógrafos polacos.

Pode ler a biografia integral – e as dos outros santos destes meses – em:
JOSÉ LEITE, SJ (Organização de), “Santos de Cada Dia” I – Janeiro, Fevereiro, Março e Abril | 4ª edição revista e atualizada por António José Coelho, SJ, Editorial A.O. Braga 2003.

Contributos para celebrar a Liturgia das Horas de outros santos deste mês de Abril:  AQUI