A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

S. Francisco de Paula – Confessor (1416-1508)

02/04/2022

O Fundador da Ordem dos Mínimos nasceu em Paula, cidadezinha da Calábria, em 1416. Fruto de bênção e de orações, deram-lhe os pais o nome de Francisco, por devoção ao grande Patriarca de Assis, a cuja intercessão atribuíram a sua vinda ao mundo. Quando uma doença ameaçava fazer-lhe perder um dos olhos, os pais prometeram conservá-lo um ano no convento duma Ordem, caso ele se curasse. Em obediência ao voto, o jovenzinho viveu dos 13 para os 14 anos no convento de S. Marcos que havia em Paula.

Depois retirou-se para uma das propriedades do pai, que era simples lavrador, e viveu numa cova, como se fosse solitário da Tebaida, sem outro vestuário que não fosse uma túnica de cilício, com cinto. Não tardou que se lhe juntassem outros dois jovens imitadores da sua santa loucura. Em 1435 foi levantada, junto das celas dos três primeiros Mínimos, uma capela aonde vinha um sacerdote celebrar e dar-lhes a sagrada comunhão. […] O povo chamava-lhes eremitas de S. Francisco, mas eles preferiam o nome evangélico de Mínimos, quer dizer, ainda menos que os frades menores do pobrezinho de Assis. […] Foi canonizado por Leão X em 1519. É um dos Santos de quem se contam milagres em maior número, devidos à sua fé e confiança em Deus.

Pode ler a biografia integral – e as dos outros santos destes meses – em:
JOSÉ LEITE, SJ (Organização de), “Santos de Cada Dia” I – Janeiro, Fevereiro, Março e Abril | 4ª edição revista e atualizada por António José Coelho, SJ, Editorial A.O. Braga 2003.

……………………………

Contributos para celebrar a Liturgia das Horas de outros santos deste mês de Abril:  AQUI