- Este evento já decorreu.
S. Pedro Canísio, Presbítero e Doutor da Igreja (1521-1597)
21/12/2023
Pedro Canísio nasceu em Nimega (na atual Holanda, mas então parte da Alemanha). Canísio é a latinização de Kanijs.
Cursou estudos em Colónia e Lovaina. Foi o primeiro jesuíta alemão, tendo entrado na Companhia de Jesus em 1543. Recebeu a ordenação sacerdotal três anos mais tarde. Nesse mesmo ano publicou as obras de S. Cirilo de Alexandria, sendo esse o primeiro livro mandado imprimir por um jesuíta. Foi teólogo do Concílio de Trento e um grande pregador e professor. Exerceu a sua docência sobretudo em Inglostad, Viena, Augsburgo, Innsbruk e Munique. Organizou a sua Ordem na Alemanha, fazendo dela o instrumento valioso para a reforma católica contra o protestantismo.
Foi conselheiro de Príncipes, Núncios e Papas. Das 36 obras que compôs, as mais célebres são os seus três Catecismos (1555-1556 e 1558), largamente difundidos por toda a cristandade até ao século XIX. O denominado «Catecismo Mayor», em 221 perguntas e respostas, alcançou pelo menos 130 edições. O Papa Leão XIII chamou-lhe mesmo o «segundo Apóstolo da Alemanha, depois de S. Bonifácio».
Eis como ele descreve a origem desta sua vocação. Depois de receber a bênção do Papa, viveu esta profunda experiência espiritual: «Foi do vosso agrado, ó Pontífice eterno, que eu encomendasse aos vossos Apóstolos, que se veneram no Vaticano e que operam com o vosso poder tantas maravilhas, o efeito e a confirmação da bênção apostólica. Senti uma grande consolação da vossa graça que me vinha por meio de tais intercessores. Também eles abençoavam e confinavam a minha missão na Alemanha e pareciam prometer-me o seu favor como a apóstolo da Alemanha.
Sabeis, Senhor, como e quantas vezes, naquele mesmo dia, me confiastes a Alemanha, que devia ser daí em diante a minha preocupação constante e pela qual eu desejava viver e morrer.
Finalmente, meu Salvador, como se me abrisses o Coração do vosso Corpo santíssimo, que me parecia ver presente, mandastes-me beber dessa fonte, convidando-me a tirar dela água da salvação.
O que eu mais desejava é que daí se derramassem sobre mim torrentes de fé, esperança e caridade. Tinha sede de pobreza, castidade e obediência, e pedia-Vos que fosse por Vós totalmente purificado, vestido e adornado.
Por isso, depois de ter ousado aproximar-me do vosso dulcíssimo Coração, acalmando nele a minha sede, Vós me prometíeis um vestido de três peças para cobrir a nudez da minha alma e realizar com êxito a minha missão: a paz, o amor e a perseverança. Revestido deste ornamento salutar, fiquei certo de que nada me faltaria, e tudo se realizaria para vossa glória».
Faleceu em Friburgo, na Suíça, a 21 de dezembro de 1597. Pio XI canonizou-o a 21 de maio de 1925, declarando-o ao mesmo tempo Doutor da Igreja.
……………………….
Esta breve biografia de S. Pedro Canísio foi extraída do III volume da obra «Santos de cada dia – Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro», publicado pelo Secretariado Nacional do Apostolado da Oração – 4ª edição, revista e atualizada por António José Coelho, S.J., Editorial A.O., Braga 2003 (páginas 422-423).
(É também comemorado no dia 27 de abril, na Companhia de Jesus)