- Este evento já decorreu.
São Francisco Marto e Santa Jacinta Marto
20/02/2022
Este ano, nesta data, a Igreja celebra a liturgia do Sábado depois das Cinzas, mas pode celebrar-se a memória de Ss. Francisco e Jacinta Marto e, na Diocese de Leiria-Fátima, é dia Festa.
Das curtas vidas de Francisco e de Jacinta Marto, «as duas candeias que Deus acendeu para iluminar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas», como João Paulo II lhes chamou, há poucos registos biográficos. A mais importante fonte para o conhecimento sobre eles é constituída pelas Memórias de sua prima.
Nascidos ambos em Aljustrel, com menos de dois anos de intervalo, morrem pouco tempo depois das Aparições, tal como Nossa Senhora lhes tinha anunciado: «a Jacinta e o Francisco levo-os em breve. Mas tu [Lúcia] ficas cá mais algum tempo» (13 de junho de 1917).
Vidas breves, mas suficientes para que a Igreja Católica reconhecesse, pela primeira vez na sua história de 2000 anos, a “heroicidade das virtudes e a maturidade de fé de crianças não-mártires”, por decreto de João Paulo II, de 13 de maio de 1989, que abriu o precedente para o reconhecimento da sua santidade.
Canonização em Fátima, às 10h26 de 13 de maio de 2017
Francisco e Jacinta Marto foram canonizados no Santuário de Fátima, a 13 de maio, durante a Missa da primeira Peregrinação Internacional aniversária do Centenário das Aparições, presidida pelo Papa Francisco.
Tornaram-se assim nos mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica. […]