III Domingo da Páscoa

14 de abril de 2024

Acreditar, nos tempos que correm, é comprometer-se com Deus, em consciência e nas atitudes pessoais, com os outros, com o mundo e com a vida. Acreditar é viver toda a nossa vida com espírito pascal, ou seja, como ressurreição perene e nascimento constante para a vida nova de Deus; e atrever-se, como os Apóstolos e os primeiros crentes, a realizar a conversão radical, mudando o rumo da nossa vida e dando razões da nossa esperança, apesar de todas as dúvidas, do egoísmo, da injustiça e da indiferença, da vulgaridade e da morte. Porque a conversão, tal como o acreditar é tarefa para todo o tempo, incluindo o pascal.

A 1ª leitura é dos Atos dos Apóstolos. Depois de curar o coxo que pedia esmola à porta do templo, Pedro diz à multidão que ali se juntara que o sucedido é obra da fé em Cristo e, portanto, é um sinal evidente de que Jesus está vivo. Contrapõe a obra do homem e a obra de Deus. Os homens matam o autor da vida, Deus ressuscita e dá a vida. Por fim faz um convite à conversão. Há sempre um anúncio de perdão, é sempre possível recuperar pela força do Espírito do Ressuscitado.

A 2ª leitura é da Primeira Epístola de São João. É a boa notícia de que, embora tenhamos obrigação de, com toda a honestidade, nos reconhecermos pecadores, podemos alimentar sempre a esperança com o pensamento de que ao nosso lado está Jesus Cristo, o Justo. A fé em Deus deve manifestar-se na vida: só “aquele que observa a sua Palavra tem em si o amor de Deus verdadeiramente perfeito”.

O Evangelho é segundo São Lucas. Continua o episódio dos discípulos de Emaús que, de volta a Jerusalém, contam aos restantes discípulos o encontro com Cristo ressuscitado. Nesse momento aparece-lhes Cristo em pessoa, no meio deles. Os discípulos têm medo e custa-lhes acreditar no que os olhos veem. Então Jesus dá provas físicas da sua identidade corpórea, se bem que glorificada. Abriu-lhes então o entendimento para entenderem as Escrituras: o Messias herdeiro do trono de David é também o servo sofredor de Javé, que dá a sua vida pelo povo e chega à glória através de uma morte vergonhosa. E tudo isto trouxe a salvação a todos os povos, salvação que exige a conversão, o perdão dos pecados e a vida nova e deve ser pregada a todas as gentes.

Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

J. Santos

Salmo responsorial

M. Luís

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B – Pág. 140-142

Comunhão

A. Oliveira

Pós-comunhão

J. Berthier

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Oração Universal

COM 177
(18)
(1)

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

 Entrada
Salmo Responsorial
Comunhão
Pós-Comunhão
Aclamai o Senhor, terra inteira
Aleluia! A salvação
Eis o dia da ressurreição
Erguei, Senhor, sobre nós
Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano B
Jesus venceu a morte
Fomos resgatados pelo Sangue
Ressuscitou Jesus Salvador
Ó Páscoa gloriosa
Cantai comigo
177
199
389
M. Luís
140-142
564
496
861
695
279

Como  curiosidade, mas também para conhecimento e apreciação, estas são algumas páginas do Missal Quotidiano e Vesperal, publicado em Bruges, na Bélgica, em 1936, referentes a este e a anteriores dias do Ano Eclesiástico.

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site