VI Domingo do Tempo Comum

Ano C | 16 de fevereiro de 2025

A liturgia da palavra deste domingo é um chamamento aos verdadeiros valores que devem guiar a nossa vida. Quem fundamenta a sua vida em Deus, quem acredita nos valores propostos por Ele, mesmo que aos olhos das outras pessoas apareça como um falhado, é feliz: acertou na vida. Pelo contrário, quem joga a sua vida nos valores propostos pelos homens é maldito: arruinou-se apostando nos valores errados.
Na 1ª leitura, o profeta Jeremias quer dar-nos um critério de vida e sabedoria. Quem põe a sua confiança nos valores que são propostos pelos homens é como um cardo plantado em lugar árido, onde nenhum arbusto se pode desenvolver e crescer. O mundo baseado nestes pseudovalores é um lugar onde se não pode desenvolver uma vida social, onde é impossível viver. Pelo contrário, é feliz aquele que aposta nas acções justas, garantidas por Deus. É como árvore plantada junto a nascentes de água.
A 2ª leitura é a continuação da do passado domingo. Os Coríntios acreditavam na ressurreição de Cristo, mas a dos homens era para eles um problema. Paulo responde que a nossa ressurreição é consequência da de Cristo. Todos devem saber que a vida neste mundo é uma gestação que nos prepara para o nascimento para uma nova forma de vida. Esta esperança leva a que se avalie tudo aquilo que acontece nesta vida – as alegrias e as dores, a fortuna e as desgraças – numa perspectiva totalmente nova.
A 3ª leitura são as Bem-aventuranças, na versão de S. Lucas. Elas são como que o resumo e o coração do Evangelho. S. Mateus fala de oito, S. Lucas de quatro, seguidas de quatro “ ai de vós!”. Que significam estas palavras do Senhor? São o programa de vida dos verdadeiros discípulos de Cristo. Só os verdadeiros discípulos são bem-aventurados, porque entenderam que a vida da pessoa não depende dos bens que possui e, não tendo o coração ligado ao “dinheiro”, podem abri-lo também àquela salvação que vai para além deste mundo.

Convidamos também a abrir o SITE https://www.liturgia.pt/ onde, além de informações e materiais preciosos, incluindo publicações diversas, encontra as leituras bíblicas, orações e referências históricas para cada dia do Ano Litúrgico, nomeadamente o Martirológio. HOJE

Os botões com os títulos dos cânticos propostos a seguir estão ligados às respetivas partituras – em formato PDF – que incluem uma versão instrumental das respetivas melodias. Para quaisquer dúvidas, comentários ou pedidos, não hesite em contactar o titular do site, utilizando este formulário.

Programa

Cânticos

Autor

Cântico de Entrada

A. Oliveira

Salmo responsorial

M. Luís

Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano C – pág. 186-188

Pós-comunhão

A. Oliveira

Observação

Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL],
publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):

  1. Acto penitencial – números 11-26
  2. Glória – números 27-31
  3. Aleluia – números 44-57
  4. Santo – números 89-97
  5. Cordeiro de Deus – números 114-123.

Proposta complementar de cânticos para este domingo com base apenas no Cantoral Nacional para a Liturgia (CNL)

Entrada
 
Salmo Responsorial
  
Comunhão
 
 
Pós-Comunhão
Sede a rocha
Conduzi-me, Senhor
Feliz o homem que pôs a sua esperança
Ver ainda: LIVRO DO SALMISTA Ano C
O Senhor deu-lhes o Pão do Céu
Deus amou de tal modo o mundo
Deus enviou ao mundo
A bondade do Senhor
Bem aventurados sois vós
903
311
478
186-188
705/706
351
357
141
239

Breve historial do Coral Cantabo-CS e formulário para contactar o titular do site

Concertos e atuações do Grupo Coral (mais de trinta), desde a sua fundação, em 2014.

Lista dos cânticos publicados neste site, por ordem alfabética e por tempos litúrgicos

Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu

Pode encontrar outros cânticosno site