Luca signorelli – Capela de S. Brizio: Ressurreição | (Catedral de Orvieto)
VIII Domingo do Tempo Comum
Ano C | 2 de março de 2025
Numa sociedade, em que, tão prodigiosamente, aumentam os recursos materiais, sem que deixe de subsistir a mais escandalosa miséria, o cristão pratica a justiça social, põe em prática a comunicação de bens e promove o progresso social na ordem económica, para que todos os homens possam viver uma vida digna de filhos de Deus. A 1ª leitura, de Ben-Sirá, diz-nos que a nossa palavra, se é reflexo de vida cristã autêntica, é anúncio da Boa Notícia da Salvação. Por ela Cristo prolonga a sua missão profética. A 2ª leitura, da Primeira Epístola de S. Paulo aos Coríntios, ensina-nos que Cristo venceu com a sua Ressurreição o último inimigo, que é a morte. Graças a este triunfo, nós, que pelo Baptismo fomos libertados da morte moral, o pecado, ficámos com o caminho aberto para a vitória total, para a vida de glória, da qual participará também o nosso corpo mortal e corruptível, transformado em imortal e incorruptível, à semelhança do Corpo de Cristo, quando ressuscitou do sepulcro. A 3ª leitura, de S. Lucas, diz-nos que quem quiser anunciar aos homens a Boa Notícia da Salvação tem de primeiro conhecê-la. Quem quiser corrigir os outros deve, antes de tudo, aplicar a si a doutrina comunicada. Só assim será árvore rica em frutos.
Os comentários aqui publicados foram solicitados, para a página da Secção de Música Sacra do Santuário de Fátima, pelo P. Artur Oliveira ao P. Manuel da Silva Gaspar, a quem se agradece a resposta solícita e amável que deu ao pedido.
No SITE https://www.liturgia.pt/, além de informações e materiais preciosos sobre a Liturgia Católica, incluindo publicações diversas, encontra também uma Agenda Litúrgica para cada dia do Ano Litúrgico — ver HOJE.
Os botões dos cânticos propostos estão ligados às respetivas partituras – em PDF (Portable Document Format). Para quaisquer dúvidas ou pedidos contacte o titular do site, utilizando esteformulário.
Para o Ordinário da Missa aconselham-se os cânticos do Cantoral Nacional para a Liturgia [CNL], publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia (julho de 2019):
Preciosidades e raridades, um “Baú de Memórias” tornado Museu
Pode encontrar outros cânticosno site
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.OkNãoPrivacy policy